NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital de Clínicas começará a funcionar em novembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo homenageia 45 anos da FUABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2012 | Setecidades
São Bernardo é berço do ABCD
São Bernardo é berço do ABCD Construção do Paço de São Bernardo, em foto de 1968. Foto: divulgação
Construção do Paço de São Bernardo, em foto de 1968. Foto: divulgação
Com Santo André, município divide origens da Região que hoje tem 2,5 milhões de habitantes

Na história de São Bernardo, que irá comemorar 459 anos no dia 20 de agosto, está a história da formação do ABCD. Assim como Santo André, a cidade tem suas origens ligadas à “Villa” de Santo André da Borda do Campo, fundada em 1553. Sete anos depois, o povoado seria transferido para o pátio do colégio, em São Paulo de Piratininga, não deixando qualquer vestígio para trás.

De acordo com o chefe da Seção de Pesquisa e Documentação da Secretaria Municipal de Cultura, Jorge Magyar, há divergências entre os historiadores sobre a localização exata da Villa. “Alguns dizem que ficava no território de Santo André, outros afirmam que estava localizada onde hoje é São Bernardo. De fato, isso nunca foi definido com certeza já que tudo o que havia na Villa, assim como seus moradores, foi levado a São Paulo”, relatou.

O município de São Bernardo começa a se desenvolver somente a partir de 1717, junto ao antigo Caminho do Mar, ao redor de uma capela construída pelos monges beneditinos. Em 1812, o povoado é elevado à condição de freguesia. “Esse foi um reconhecimento da importância dessa região”, explicou Magyar. No fim do século 19, a imigração, especialmente italiana, se desenvolvia em ritmo crescente, impulsionando a produção agrícola, serrarias e, posteriormente, a indústria moveleira.

Em maio de 1890 é instalado o município de São Bernardo, compreendendo praticamente todo o território do atual ABCD. No entanto, a força política e econômica de Santo André - beneficiada pela ferrovia - acabou por rebaixar São Bernardo a distrito, em 30 de novembro de 1938. A recuperação da autonomia só viria em 1944, quando um decreto estadual permitiu São Bernardo se separar de Santo André.

Anchieta - A construção da via Anchieta, inaugurada em 1947, foi um marco para o desenvolvimento da cidade. “São Bernardo sempre se beneficiou de sua localização estratégica, entre a Capital e o Porto de Santos. Com a construção da ferrovia em Santo André, houve uma migração de importância econômica para a região, que foi recuperada com a rodovia”, avaliou o historiador.
As montadoras, presentes a partir da década de 1950, também são destaque na história do município. Gente de todo o País – principalmente do Nordeste e de Minas Gerais, além de imigrantes, foram atraídos pela grande oferta de emprego. Nos anos 1970 e 80, o cenário político era agitado pelas históricas greves dos metalúrgicos.

Preservação - A população do município pode acompanhar um pouco da história através de algumas edificações tombadas pelo patrimônio municipal como o primeiro edifício da cidade, o Wallace Simonsen – antigo prédio do Banco Noroeste – e a capela Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada em frente à Igreja Matriz, ambos na rua Marechal Deodoro.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.