NOTÍCIA ANTERIOR
Lelo elogia primeira semana de treinos do Tigre
PRÓXIMA NOTÍCIA
Federer encerra ano decepcionante
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/11/2008 | Esportes
São Bernardo domina luta olímpica em Piracicaba
São Bernardo dominou a luta olímpica nos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba. Com vários atletas da Seleção Brasileira, a equipe não deu chances aos adversários e levou o título no masculino e feminino, conquistando sete medalhas de ouro. São Caetano ficou com a quarta colocação, chegou a quatro finais, mas não venceu nenhuma.

"Nossa equipe é muito forte. É formada por atletas que treinam a luta olímpica e que está acostumada a disputar competições. Eles estão de parabéns por mais esta conquista", elogiou o técnico Roberto Leitão, que também é superintendente executivo da Confederação Brasileira de Lutas Associadas.

A primeira medalha de ouro de São Bernardo foi conquistada por Joyce Silva, na categoria 59 kg. Ela bateu Liliana Campos, de São José do Rio Preto. Em seguida, Caroline de Lazer (67 kg) fez uma das lutas mais emocionantes do dia, contra Arethusa Ribeiro, de São Caetano. Em desvantagem durante quase todo o combate, ela imobilizou a adversária e vibrou com o ouro. Aline Silva (72 kg) deu a terceira medalha para a cidade.

No masculino, São Bernardo levou o ouro com Raoni Barcelos (66 kg), Adrian Jaoude (84 kg), Diego Rodrigues e Rodrigo Artilheiro. Foram medalha de prata: Wellington Souza e Tatiana Cordeiro.

Mais apoio - Cheio de estilo, com uma meia verde e outra amarela, Renato Ramos, de São Caetano, foi derrotado por Adrian Jaoude na disputa da medalha de ouro. Contundiu-se no joelho esquerdo - precisou até de cadeira de rodas para deixar a área de lutas. Perdeu o título, mas não o bom humor.

"Nosso esporte precisa de ser divulgado. Necessita aparecer. Se for preciso vou lutar com nariz de palhaço, chapéu de mexicano... Vou fazer de tudo para divulgar a luta. Perdi o combate, mas nem por isso saio triste. Poderia estar mais alegre se fosse campeão."

Em pouco tempo o lutador e treinador da equipe de São Caetano deixa a conversa mais séria. "Precisamos de mais dinheiro para o esporte. Falta investimento. O técnico precisa ganhar melhor, o atleta também. Precisamos disso para que a nossa modalidade possa crescer", afirma.

Roberto Leitão, técnico de São Bernardo e superintendente executivo da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, vai na mesma direção. "Precisamos ter ídolos para que o esporte possa crescer. A luta olímpica é um esporte que tem tudo para ser praticado por pessoas das classes menos abastadas. É muito barato - basta um tênis, ou mesmo descalço, um calção e uma camiseta", contabiliza.

Carlos Honorato esquece judô durante "aquecimento"

Antes de estrear nas disputas do judô em Piracicaba, o medalhista de prata (Sydney-2000) Carlos Honorato fez um aquecimento na luta olímpica e acabou com a medalha de prata da categoria até 96 kg. Ele perdeu na final para Diego Rodrigues, atleta da Seleção Brasileira e que lutou por São Bernardo, campeã geral da competição.

Esta já é a terceira edição dos Abertos em que Honorato se aventura na luta olímpica, entretanto, o judoca nem pensa em abandonar a sua modalidade original. "Fui criado no judô. A luta, não digo que seja uma diversão, mas é uma forma de me preparar ainda melhor para o judô. Uma complementação de meu treinamento", afirmou o atleta de São Caetano. "Felizmente, nas três edições dos Abertos que disputei acabei medalhado."

Honorato e a equipe de São Caetano estréiam nesta sexta-feira no judô. Antes mesmo das lutas começarem a equipe já é considerada favorita absoluta ao ouro. O time conta ainda com Edinanci Silva e Danielle Yuri, que estiveram na Olimpíada de Pequim, entre outros. "Eu não gosto de falar em favoritismo, pois existem outras equipes. Mas contamos com um grupo muito forte", disse Honorato.

Por Nilton Valentim - Diário do Grande ABC / Enviado a Piracicaba
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.