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DATA DA PUBLICAÇÃO 21/02/2012 | Economia
São Bernardo aposta mais nos negócios do Carnaval
São Bernardo aposta mais nos negócios do Carnaval  Estrutura de montagem das arquibancadas para o Carnaval que foi realizado na avenida Aldino Pinotti. Foto: Amanda Perobelli
Estrutura de montagem das arquibancadas para o Carnaval que foi realizado na avenida Aldino Pinotti. Foto: Amanda Perobelli
Festa é considerada atividade econômica que impulsiona setores do comércio

São Bernardo é a cidade da Região que mais investiu no Carnaval de rua neste ano. O valor, estimado em R$ 2 milhões, é destinado à infraestrutura, à liga e às escolas de samba. O investimento é considerado positivo porque contribui com a promoção do turismo da cidade, além de movimentar a economia local, conforme avaliação de economistas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, os investimentos para realização da festa popular visam fortalecer ainda mais a economia da cidade. “Basicamente é uma atividade que consegue gerar emprego nos estabelecimentos comerciais da Região e consequentemente movimentar a economia regional. Somos a cidade que mais investiu na festividade em questão e um dos objetivos é proporcionar um grande evento para cidade”, disse.

Jefferson pontuou também que a Administração busca fortalecer São Bernardo em todas as esferas. “Estamos renovando nossos equipamentos públicos para que se tornem atrativos para a população da Região e para os turistas que vierem passar o Carnaval no ABCD”, pontuou.

De acordo com o professor de Economia da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), André Montoro, cada vez mais as cidades estão investindo em festas próprias para que a economia possa se desenvolver e gerar novos postos de trabalho, mesmo que muitas vezes apenas temporários. “Um evento como um carnaval engloba inúmeras empresas terceirizadas nos segmentos de segurança, entretenimento e alimentação, ou seja, as prefeituras investem pesado para que o evento possa ser um sucesso tanto em magnitude de diversão para o público, mas também em âmbito econômico. Durante os dias de festa, os hotéis tendem a ampliar as operações em média de 10% podendo chegar até 15%”, ressaltou.

Já o representante do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Bernardo), Elói Carlone, mostra-se ainda mais otimista e acredita que os estabelecimentos comerciais tradicionais de São Bernardo devem registrar um crescimento de até 30%, quando comparado com o período de Carnaval do ano passado. “Desde o ano passado estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Turismo de São Bernardo, com intuito de fortalecer as rotas gastronômicas e especialmente todos os empreendimentos comerciais da cidade, ou seja, acredito que vamos obter um crescimento positivo”, finalizou.

Bebidas e alimentos são mais procurados

Entre setores da economia que mais crescem no período de Carnaval estão o comércio de bebidas e também de alimentação. Nos sambódromos da Região, os barraqueiros aproveitam a oportunidade e oferecem variedade de opções de bebidas e lanches rápidos para abastecer os foliões que circulam pelo evento durante o período. De acordo com economistas, o tíquete médio gasto por uma pessoa será de R$ 50 a cada noite de folia. A expectativa é de que o faturamento dos empreendimentos populares aumentem até 20%.

De acordo com a professora da FEA/PUC-SP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Helena Cavalieri, as festas de Carnaval que ocorrem no Interior e também nas regiões metropolitanas tendem a contar com muitas barracas de lanches e bebidas e a tendência é de que estes empreendimentos alcancem uma expansão no faturamento. “O consumo de água e lanches aumenta consideravelmente. Os foliões precisam se hidratar e alimentar, ou seja, a tendência natural é de que os empresários consigam ampliar o faturamento em até 20% em relação a 2011”, pontuou.

Os proprietários da lanchonete móvel Super Dogão, Carlos Zigante e Marisa Damasceno Zigante, afirmaram que vão trabalhar na praça de alimentação do mini-sambódromo de São Bernardo e esperam bom fluxo de vendas de lanches e bebidas. “A projeção é conseguir vender aproximadamente 300 hot-dogs por noite. É um evento muito bom para toda cadeia comercial e acredito que vamos conseguir bater a nossa meta de vendas”, disse Zigante.

Quem acha que os microempresários do setor de alimentação irão se contentar apenas com o Carnaval está enganado. Zigante ressaltou ainda que a lanchonete móvel vai operar durante o período de apuração, que ocorre no complexo poliesportivo da cidade, na avenida Kennedy. “Vai ser puxado essa maratona, mas temos que aproveitar a oportunidade para conquistar bons resultados”, finalizou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
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