NOTÍCIA ANTERIOR
Homem é preso com 513 quilos de maconha em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Peruano furtava objetos em praça de alimentação de shopping
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/07/2013 | Setecidades
São Bernardo amplia coleta seletiva porta a porta
São Bernardo amplia coleta seletiva porta a porta Prefeito Luiz Marinho (PT) acompanha dia de coleta seletiva na Vila Vivaldi Foto: Wilson Magão/Divulgação
Prefeito Luiz Marinho (PT) acompanha dia de coleta seletiva na Vila Vivaldi Foto: Wilson Magão/Divulgação
Prefeito estuda mudança na legislação para multar morador que não separar lixo

Paulicéia e Jordanópolis são os próximos bairros a receberem a coleta seletiva de lixo porta a porta. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Marinho (PT) durante vistoria do serviço realizada na manhã desta quarta-feira (17/07) na Vila Vivaldi, no Rudge Ramos. Os funcionários começaram a coleta no bairro este mês, desde então foram arrecadados 44.220 quilos de materiais recicláveis: 32.610 quilos por meio da coleta porta a porta e outros 11.610 quilos entregues voluntariamente nos pontos de entrega.

Em agosto, o trabalho de conscientização chega nos outros dois bairros. De acordo com o programa da Prefeitura, o porta a porta inicia com a informação sobre o trabalho. Em seguida, setembro, portanto, o recolhimento passará regularmente às terças, quintas-feiras e aos sábados. "Nos primeiros dias da coleta percebemos grande adesão da população. Apenas nos condomínios que foi sentida alguma dificuldade operacional", falou o prefeito.

O prefeito também informou que nos próximos meses vai estudar a mudança na legislação municipal incrementado infrações para os munícipes ou condomínios que não aderirem ao projeto. "Nesse primeiro momento estamos trabalhando a conscientização. Mas é importante que todos participem do processo", afirmou. Marinho reforçou que não vê barreiras em acrescentar futuramente taxas punitivas para quem não fizer a separação do lixo. "Isso depende de uma mudança na legislação. Mas isso é tranquilo, temos a sensibilidade da Câmara e dos moradores que estão participando", garantiu.

Antes de sair em caminhada pela Vila Vivaldi, onde a coleta começou, Marinho conversou com munícipes e discursou na Igreja Santa Edwiges. "É necessário o debate sobre mudança de costumes, comportamento e sustentabilidade", disse o prefeito ressaltando que, para o funcionamento do programa, a população tem de entender a importância da separação do lixo. Conforme informações da prefeitura, atualmente, São Bernardo coleta cerca de 735 toneladas de lixo por dia, sendo que 0,9% faz parte da coleta seletiva. Rudge Ramos corresponde a 8% dessa porcentagem.

A administração municipal informou que antes da implantação da coleta seletiva porta a porta, o bairro produzia diariamente, 560 quilos de lixo reciclável. Agora, a média saltou para 1.474, um aumento de 163%. Foram coletados 5.280 quilos na primeira semana, 7.470 na seguinte, 9.720 na terceira e 10.140 quilos na quarta.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.