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DATA DA PUBLICAÇÃO 07/05/2009 | Turismo
Santos amplia bonde
Após exatos 100 anos da viagem inaugural dos bondes eletrificados, a Prefeitura de Santos, no Litoral Sul de São Paulo, deu início, no último dia 28, às operações no trecho da linha turística que parte da Estação do Valongo rumo ao Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico.

Na cerimônia de um século atrás, a viagem pela praia até a vizinha São Vicente colocava o município em sintonia com o que havia de mais moderno no mundo em transporte coletivo. Desta vez, o objetivo é exatamente inverso: resgatar a memória de uma das cidades mais antigas do País.

Com a ampliação, o percurso - ativado em setembro de 2000, com 1,7 quilômetro - passa a se estender por 2,9 quilômetros. E a meta da administração municipal é chegar a 5 quilômetros de roteiro turístico, contemplando 40 pontos de interesse histórico, artístico e cultural.

O passeio pode ser realizado de terça a domingo e em feriados, das 11h às 17h, ao custo de R$ 1, sendo que crianças com menos de 5 anos e adultos com mais de 65 não pagam.

Desde a reativação da linha, em setembro de 2000, mais de 830 mil passageiros cumpriram o trajeto, que contempla importantes pontos históricos da cidade na companhia de um guia de turismo.

Museu - O sucesso da linha turística e a chegada de novos bondes doados por entidades escocesas, portuguesas e italianas levaram a Prefeitura de Santos a idealizar um museu em que devem circular veículos de várias partes do mundo. Um deles, articulado, funcionará como restaurante sobre trilhos, e atenderá seus clientes em movimento.

História - A história do bonde em Santos começou em 1871, quando entrou em operação a primeira linha puxada por burros, que fazia o trajeto do Centro até a praia do Boqueirão, um ano antes de um bonde circular na Capital do Estado. A modernização veio a partir de 1904, quando o sistema foi absorvido pela The City of Santos Improvements Company, também responsável pelos serviços de luz, força e gás na cidade.

De acordo com o historiador Waldir Rueda, em fevereiro de 1909 a empresa começou a comprar materiais e veículos apropriados para o sistema elétrico, iniciando no mesmo mês a colocação de trilhos na Avenida Ana Costa.

As dificuldades para manutenção dos veículos e as facilidades do transporte a diesel, no entanto, levaram à desativação da linha de bonde em 28 de fevereiro de 1971.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
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