NOTÍCIA ANTERIOR
O Haiti não é aqui!
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bienvenido a Punta Cana!
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/07/2009 | Turismo
Santo Domingo: o berço do Novo Mundo
A maior parte dos pacotes vendidos no Brasil com destino à República Dominicana inclui seis noites em Punta Cana e uma em Santo Domingo. O que é uma pena. Apesar da beleza e da vida mansa nos luxuosos resorts da costa Leste, é na capital que o país revela o seu lado mais pulsante, rico em cultura, estabelecimentos comerciais, construções seculares e muitas, muitas histórias para contar.

Afinal, estamos falando do primeiro trecho de terra avistado por Cristóvão Colombo, em 1492, naquela que deveria ser a viagem para as Índias e que acabou por revelar o continente americano ao Velho Mundo. Também foi lá que, quatro anos depois, seu irmão Bartolomeu fundou a primeira cidade das Américas, já com o nome de Santo Domingo.

Hoje, parte da história dominicana e da própria América pode ser conferida em uma caminhada pelas ruas da Zona Colonial, tombada em 1990 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Comece o passeio pelo Alcázar de Colón, palácio erguido em 1500 pelo filho de Cristóvão, Diego, e sua mulher. O acervo ainda conta com artigos da família de Colombo e é aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h.

Depois, siga a rota dos bares e restaurantes na Plaza España ou contemple as construções históricas que se sucedem a partir da Plaza La Antarazana, como o Relógio do Sol, o Panteão Nacional e o Museu de las Casas Reales, na Calle Las Damas, que documenta a história da capital com seus tapetes, mapas e artigos datados de 1492 até 1821.

Também vale conferir as edificações que garantem títulos de pioneira a Santo Domingo, como a primeira igreja, o primeiro Tribunal de Justiça e a primeira universidade das Américas. Em seguida, suba até o alto da Fortaleza Ozama - uma construção de pedras de 1501, na Calle Las Damas - e contemple a vista do porto de Sans Souci.

No Parque Colón, bandos de pombos ciscam sem dar bola para a grande estátua de Colombo apontando para o que seria o Novo Mundo. Tampouco se fazem de rogados ao pousar sobre os beirais em estilo isabelino da Catedral de Santa Maria de la Encarnación, a primeira igreja das Américas, erguida em 1540.

Museus - Com tantas histórias para contar, não é de se estranhar que a cidade possua número tão grande de acervos. Tem museu pré-hispânico, de história e geografia, de joias larimar, de arte moderna, da família dominicana do século 20 e até o infantil Trampolín, indicado a crianças de 4 a 12 anos. Sem falar nas espécies exóticas do jardim botânico, do zoológico e do Aquário Nacional, onde os visitantes circulam por um túnel transparente cercado de tubarões, arraias e enguias.

Difícil é percorrer todo o roteiro histórico em um dia e ainda resistir ao apelo das compras em meios às inúmeras lojas de suvenires e vendedores de rua no Centro Histórico. Nessas horas, bate aquele arrependimento por ter passado tantos dias de papo pro ar no Leste e reservado apenas uma tarde para conhecer a capital.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC / Enviada à República Dominicana
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.