NOTÍCIA ANTERIOR
Católicos enfrentam frio e garoa por Paixão de Cristo
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo instala lombadas na Avenida Kennedy
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/03/2013 | Setecidades
Santo André troca semáforos apagados
Santo André troca semáforos apagados Imagem Ilustrativa. Foto: paulinhoserra.com.br
Imagem Ilustrativa. Foto: paulinhoserra.com.br
Desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André substituiu cerca de 800 lâmpadas de semáforos em toda a cidade, o equivalente a quase nove trocas por dia. O DST (Departamento de Segurança de Trânsito) acusa a administração anterior de ter deixado vazio o estoque de reposição dos itens.

"Quando assumimos, demos prioridade à regularização dos materiais. Agora, estamos com duas equipes para fazer a manutenção de forma intensa", afirma o diretor do DST, Epeus Pinto Monteiro. Segundo ele, as operações foram intensificadas nos últimos 15 dias. Monteiro orienta os moradores para que entrem em contato com o departamento caso vejam lâmpadas apagadas ou semáforos sem funcionamento. O telefone para denúncias é o 0800-77-03-194.

Para evitar problemas no futuro, a Prefeitura pretende aumentar a quantidade de semáforos que possuem lâmpadas de LED (diodo emissor de luz, na tradução). Atualmente, a tecnologia é encontrada em aproximadamente 40% dos 250 cruzamentos semaforizados da cidade. No restante, ainda é utilizado o modelo antigo, com equipamentos incandescentes e alógenos. Não há previsão de gastos para a substituição de todos os sinais do município.

Além de maior durabilidade, o LED consome menos energia e, portanto, proporciona redução nos gastos públicos. "A economia em relação às lâmpadas convencionais é de cerca de 90%", explica Epeus.

NOBREAKS

Nesta semana, o DST instalou nobreaks em três semáforos da cidade, nas avenidas dos Estados, Santos Dumont e Capitão Mário Toledo de Camargo. Os equipamentos servem para evitar que o sinal luminoso seja apagado em caso de queda de energia.

Os aparelhos ainda estão em fase de teste e foram disponibilizados por uma empresa do setor. De acordo com Epeus, outros fornecedores se apresentaram para oferecer os produtos sem custo. A fase de testes deverá durar dois meses. Caso o funcionamento seja aprovado após esse período, a Prefeitura deverá fazer licitação para a compra dos itens.

A estimativa do diretor do departamento é que até o fim do ano os nobreaks estejam instalados em cerca de 60 pontos da cidade.

Entre as vias que deverão contar com o dispositivo estão a Avenida Dom Pedro II e a Rua General Glicério, na região central. Ainda não há perspectiva do valor do investimento a ser aplicado.

Consórcio quer sincronia entre faróis nas divisas

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC planeja a contratação de projeto para sincronizar os tempos dos semáforos nas divisas entre os municípios. O objetivo é criar a chamada ‘onda verde' nos corredores que passam por mais de uma cidade, melhorando a fluidez nas áreas limítrofes.A entidade aguarda a liberação de R$ 490 mil, destinada por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado José de Filippi Júnior (PT-SP) para a contratação do plano. A contrapartida seria de R$ 40 mil.

No entanto, em janeiro, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou que estuda se antecipar e contratar o projeto com verbas próprias, sem esperar que o recurso seja disponibilizado.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.