NOTÍCIA ANTERIOR
Começa sessão do Conselho de Ética para análise do processo contra Cunha
PRÓXIMA NOTÍCIA
TSE informa que eleições em urnas eletrônicas estão garantidas em 2016
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2015 | Política
Santo André será palco regional de atividade pró-impeachment
Santo André será palco regional de atividade pró-impeachment Foto: Ricardo Trida/DGABC
Foto: Ricardo Trida/DGABC
Depois de a região registrar manifestações por locais isolados em edições anteriores, Santo André entrará como palco do Grande ABC das atividades pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no domingo. É a primeira vez – após três eventos espalhados realizados neste ano – que a ação se dará de forma integrada, reunindo adeptos das sete cidades, diante do ingrediente adicional de abertura do processo de afastamento da petista. O ato ocorrerá no Paço, às 10h, com estimativa de reunir, segundo os organizadores, público que varia entre 25 mil e 80 mil pessoas.

Os protestos passados, todos promovidos neste primeiro ano do segundo mandato de Dilma – de março, abril e, no último, em agosto –, tiveram queda sequencial de participação. Em alguns municípios, a exemplo de São Caetano e São Bernardo, a passeata acolheu de 150 a 300 pessoas, frustrando a expectativa dos movimentos, embora os números não signifiquem que a insatisfação popular contra o governo federal tenha perdido força. Pelo contrário. A rejeição da presidente tem avançado, conforme dados levantados em pesquisas. Apesar de também contar com público inferior na etapa derradeira, a atividade de Santo André, por sua vez, contabilizou cerca de 3.000 adeptos, a maior da região.

A decisão por solo andreense foi fechada na sexta-feira. Líder do movimento Brasil Livre ABC – um dos que organizarão a atividade –, Antônio Pastorelli alegou que a escolha possui três vertentes. A primeira, admite ele, é justamente devido aos demais “atos terem sido isolados e distantes um do outro”. “Mediante a esse motivo, definimos juntar todos em Santo André, pois o ‘13’ foi criado na cidade, o berço do PT é aqui, na Rua Gertrudes de Lima. Além disso, a corrupção também nasceu no município”, elencou.

Um dos organizadores das edições anteriores em São Bernardo, Júnior Moreira considerou que essa mobilização, em Santo André, vai bater recorde de público. “Essa é a intenção, unir forças, contando com maior adesão (histórica).”

O ato regional integrará onda de manifestações que vão acontecer em todo o País. A projeção era marcar em janeiro, mas se antecipou, embalada pela decisão do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), de acolher pedido de impeachment. A ação na Avenida Paulista, na Capital, usada como concentração final dos movimentos realizados na Região Metropolitana, tem sido a mais numérica, aglutinando cerca de 2 milhões de pessoas.

A proposta é evitar tom eleitoral local na manifestação, apesar de os organizadores reconhecerem que haverá presença de políticos da oposição. “Ato é contra o governo federal e antiCunha (denunciado por corrupção). Não tem nada de municipal. É outra história. Na outra (atividade), teve pseudocandidatos a vereador que subiram no caminhão para ofender prefeito e secretários. Isso está errado, ninguém tem direito a isso. Da nossa parte, não haverá ataques pessoais”, afirmou Pastorelli.

Por Fábio Martins - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.