NOTÍCIA ANTERIOR
Preço do pedágio aumenta no sistema Anchieta-Imigrantes nesta terça
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aneel aprova alta média de 18,6% na conta de luz de clientes da Eletropaulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/07/2014 | Economia
Santo André retoma projetos e volta a incentivar economia solidária
Santo André retoma projetos e volta a incentivar economia solidária Cooperativa de reciclagem é uma das poucas em atividade; Santo André foi pioneira na região e pretende retomar projetos. Foto: Rodrigo Pinto
Cooperativa de reciclagem é uma das poucas em atividade; Santo André foi pioneira na região e pretende retomar projetos. Foto: Rodrigo Pinto
Centro Público de Trabalho e Renda reinaugura casa voltada para o setor e pretende aumentar número de cooperativas

A Prefeitura de Santo André trabalha para retomar projetos de economia solidária na cidade. A Administração reuniu cerca de 100 pessoas na última sexta-feira (27/06), no Centro Público de Emprego Trabalho e Renda, para anunciar a reforma do ambiente voltado para o setor e falar sobre as atividades desenvolvidas no município.

A economia solidária é uma forma de trabalho que reúne empreendimentos em formato de associações e cooperativas. Em Santo André apenas duas cooperativas de reciclagem estão na ativa. Porém, a Prefeitura quer firmar o propósito na cidade e atrair mais pessoas de diferentes segmentos para se reunirem e formarem os próprios empreendimentos.

“A economia solidária era incentivada na gestão do prefeito Celso Daniel e depois ficou parada. Agora estamos retomando esses projetos, queremos fomentar as cooperativas de trabalho, incentivar o setor de alimentação, costura, artesanato, entre outros”, comentou Cicero Firmino, o Martinha, secretário de Trabalho e Economia Solidária de Santo André.

No novo ambiente, localizado na rua Campos Sales, 570, cooperados podem se reunir para discutir ações, assim como são ofertados espaços para vendas dos produtos feitos nas cooperativas.

“Com essa reinauguração [a casa é alugada e passou por reforma na parte elétrica], podemos discutir eventos para o local, para recomeçar esse trabalho que é tão importante para a população que enfrenta dificuldades na disputa de uma vaga no mercado de trabalho”, disse Martinha.

Em março o secretário nacional de Economia Solidária Paul Singer recebeu o título de cidadão andreense e na ocasião representantes da secretaria aproveitaram a oportunidade para discutir projetos ao setor. “Ele nos incentivou e disse que bastava aproveitar o que já tínhamos na cidade, pois no passado a economia solidária estava presente e era desenvolvida em Santo André”, afirmou Martinha.

Dificuldades - Para o secretário de Trabalho e Economia Solidária de Santo André, a dificuldade de implantar a economia solidária no município esbarra na questão cultural. “O trabalhador de uma forma geral ainda acha que a renda depende de um trabalho registrado, isso é uma questão cultural. Então, para você convencer essas pessoas de que a cooperativa pode ser uma forma de trabalho é complicado. Precisamos preparar as pessoas para esse fato e juntar os objetivos de cada um”, avaliou.

Por Jessica Abbade - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.