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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/06/2014 | Economia
Santo André retoma incubadora e projetos começam a aparecer
Santo André retoma incubadora e projetos começam a aparecer A 2M Solutions ficou dois anos incubada e hoje conta 15 funcionários e possui mais de 200 clientes. Foto: Rodrigo Pinto
A 2M Solutions ficou dois anos incubada e hoje conta 15 funcionários e possui mais de 200 clientes. Foto: Rodrigo Pinto
Depois de um período de paralisia, InNova se reestrutura e 11 projetos estão em andamento

Transformar boas ideias em produtos comercialmente viáveis não é tarefa fácil. Com a retomada da InNova, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, 11 projetos inovadores de Santo André sairão do papel em breve. No espaço, criado há 12 anos, os empreendedores recebem consultorias para desenvolver todas as etapas do processo e colocar o produto no mercado.

A incubadora começou a ser criada em 1996. O objetivo do espaço é fomentar a inovação das micro e pequenas empresas no município. A instituição é gerenciada pela Agência de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura de Santo André. A InNova fica no Centro do município, ao lado do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda). Com salas equipadas com internet e linhas telefônicas, as empresas participantes podem realizar as reuniões e receber consultorias de parceiros como o Sebrae.

A retomada da InNova ocorreu há um ano, depois de quase quatro de paralisia. Desde então, 11 projetos estão em desenvolvimento, entre eles programas de computadores e equipamentos hospitalares, ambientais e educacionais.

As empresas interessadas no apoio apresentam a ideia do que pretendem desenvolver e passam por um processo de seleção. Durante o ano todo é possível participar do processo. A incubação dura dois anos. “Esse tempo serve para elas montarem desde o plano de negócio, viabilidade do produto no mercado, ajustes no projeto para atender a demanda, entre outros. Elas podem desenvolver tudo na incubadora ou parte em outros lugares”, afirmou Dioraí Leão, gerente da InNova.

Projeto transformará resíduo em energia - De olho na alta quantidade de lixo gerada todos os dias, a microempresa Biotera aposta em desenvolver um programa de gerenciamento de resíduos. “O programa cuida de cada etapa dos resíduos das empresas, desde a maneira correta de separação, acondicionamento, transporte até o destino ambiental correto. Percebemos que o lixo é um grande problema para as empresas e que não há no mercado alguém especializado em gerenciar o resíduo como um todo”, explicou um dos sócios da Biotera, Alexandre Meza.

Há quatro anos, a Biotera foi criada por quatro amigos que já atuavam na área ambiental. “Percebemos que os clientes perdem muito tempo e dinheiro para dar destino ambiental correto aos resíduos gerados. Oferecemos assessoria para a área, como legislações e como chegar ao destino ambiental correto”, contou o empreendedor. A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos foi uma dos estímulos para o grupo iniciar o trabalho. “A demanda por destinação ambiental correta aumentará com a política e ampliaremos o número de clientes”, disse.

Energia limpa - O programa criado pela Biotera já está em teste na Craisa (Companhia de Abastecimento de Santo André) em conjunto com outro projeto incubado da S.E.R (Soluções Para Energias Renováveis), que desenvolveu um biodigestor para gerar gás e energia elétrica a partir de resíduos úmidos. “O equipamento transforma as cerca de 30 toneladas diárias de resíduo orgânico em energia limpa. Com isso, em cinco anos a Craisa paga o investimento. Como benefício se livra do transporte dos resíduos e nunca mais pagará energia elétrica”, disse Meza. Ambos os projetos devem ficar incubados até o final do ano.

Do ABCD para os olhos do mundo - Entre os casos de sucesso da InNova, está a 2M Solutions, que desenvolveu um software de imagem de diagnósticos médicos e hoje está na mira do mercado exterior.

Marcelo Duarte percebeu a oportunidade ao trabalhar na área de laboratórios clínicos e viu alguns gargalos que poderiam ser solucionados.

“No final dos anos 1990 percebi uma tendência de aumento no número dos exames. Os programas vinham do exterior e havia muitos problemas. Resolvemos arriscar em 2003.”

A 2M Solutions ficou dois anos incubada e desenvolveu um programa. Outros quatro vieram em seguida. Hoje conta 15 funcionários e possui mais de 200 clientes. “Há profissionais do exterior querendo conhecer melhor os nossos programas. Um deles possibilita o médico avaliar o exame de qualquer lugar do mundo. Ele tem acesso através de senha. E isso é inovador no mercado”, explica.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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