NOTÍCIA ANTERIOR
Médico morto em delegacia no ABC ia registrar acidente de trânsito
PRÓXIMA NOTÍCIA
Radares irão flagrar invasão a faixa de ônibus
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/04/2014 | Setecidades
Santo André quer prorrogar desconto de 30% na conta de água
Santo André quer prorrogar desconto de 30% na conta de água Foto: www.reporterdiario.com.br
Foto: www.reporterdiario.com.br
Caso projeto de lei seja aprovado, o bônus de 30% que iria até maio será mantido até setembro

Para manter o ritmo de economia do consumo de água, Santo André pretende ampliar o período de desconto de 30% sobre o valor da conta para quem reduzir o gasto mensal em 20%. A redução do valor seria concedida até o fim de maio, mas o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prepara a minuta de um projeto de lei para propor a prorrogação até setembro. Em março, primeiro mês em que vigorou o bônus, 36.562 casas, ou 22% dos imóveis residenciais, conseguiram o desconto.

A autarquia avalia que o bônus tem sido eficiente estímulo de economia de água na cidade. A informação divulgada é que mais de 50% das 165.874 casas andreenses reduziram de alguma forma seu gasto com água em março, sendo que 22% atingiram a meta de 20%.

A prorrogação do desconto visa ampliar ainda mais a adesão dos usuários à campanha de economia de água e, assim, colaborar para amenizar a crise hídrica que atinge a Região Metropolitana de São Paulo.
No final de fevereiro, o Semasa implantou o bônus, com validade até 31 de maio, segundo lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Agora, a proposta é prorrogar a medida por mais 120 dias – mantendo o benefício até o final de setembro.

BILLINGS
Nas próximas semanas, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) pode colocar em prática mudança na captação de água na represa Billings para abastecimento.

São Bernardo, Diadema e parte de Santo André recebem água captada na Billings, no braço Rio Grande. Parte de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires são abastecidas por águas captadas no Sistema Rio Claro – a 70 quilômetros da Capital.

A companhia estadual pretende dedicar a Billings apenas ao abastecimento de Diadema, São Bernardo e Santo André. Assim, o Sistema Rio Claro seria destinado a auxiliar na distribuição juntamente com o Sistema Cantareira – a bacia mais prejudicada pela seca deste ano.

Em nota, a Sabesp confirmou que “o que se estuda é a oportunidade de usar todo o potencial da Estação de Tratamento do Rio Grande para abastecer a região de São Bernardo, Diadema e Santo André, possibilitando o recuo do Sistema Rio Claro em Santo André e o remanejamento desta água para atender a divisa com o Sistema Cantareira. Vale ressaltar que não haverá qualquer prejuízo para os moradores do ABC abastecidos pelo Sistema Rio Grande”.

O sistema Cantareira operava nesta segunda-feira (28) com 11% de seu nível hídrico. Em janeiro, encontrava-se com 23,3% do nível. Enquanto isso, os sistemas Rio Claro e Rio Grande permanecem com pequenas variações na média mensal – o primeiro encontra-se com 100% da capacidade enquanto o Rio Grande permanece na casa dos 96%.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.