NOTÍCIA ANTERIOR
Nascentes estão desaparecendo em Paranapiacaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Poupatempo da Saúde sai apenas em outubro, diz Marcelo Chehade
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/05/2010 | Setecidades
Santo André pode ganhar primeira AACD da região
A Prefeitura de Santo André apresentou, no início deste mês, três áreas para que seja viabilizada a instalação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) na cidade. Se concretizada, será a primeira unidade da entidade na região e a segunda fora de São Paulo – a outra está localizada em Osasco.

Foram apresentados três terrenos para a entidade, que vai avaliar qual é o melhor para a edificação, que deve ocorrer em 2011. “Temos outros municípios que também mostraram interesse em receber a AACD. O anúncio oficial será feito em novembro durante o programa Tele Ton, disse o superintendente institucional da entidade, Luiz Oberdan Liporoni.

Nos próximos meses, técnicos da entidade devem visitar os terrenos localizados no bairro Campestre, Vila Gilda e outro próximo ao Hospital Mário Covas. “Não há nada definido, mas as conversas estão com bom andamento”, ressaltou Liporoni.

Entre as premissas solicitadas pela AACD estão demanda para atendimento, fácil acesso dos deficientes ao local e participação da prefeitura no projeto. “Ainda estamos na fase de estudo e levantamento de dados de Santo André. Sabemos que temos demanda no ABC, mas ainda não podemos quantificar”, afirmou o superintendente.

O objetivo é que a unidade seja um Centro de Reabilitação, com capacidade para atender 150 pacientes por dia. “Serão beneficiados aqueles que precisam de uma simples consulta e os que estão em fase de pós-operatório”, explicou o vereador Israel Zekcer, que está à frente das negociações com a entidade, para viabilização do projeto.

Zekcer afirmou que, além de doar o terreno, a administração municipal pode participar da manutenção do projeto. “Como não há uma definição concreta da demanda, fica difícil dizer qual será o custo. Porém, a AACD vai treinar profissionais da prefeitura para prestar atendimento aos pacientes”, detalhou.

Quanto ao acesso à unidade, o vereador avaliou que é o principal quesito a ser cumprido, pois grande parte dos pacientes é moradora de periferia. “Temos que facilitar ao máximo o trajeto da criança e da mãe. A unidade vai preencher uma lacuna de atendimento que temos”, salientou Zekcer.

Segundo a vice-prefeita Di­nah Zekcer, o benefício para Santo André será enorme. “AACD é uma das melhores entidades no Brasil para atendimento de deficientes.”

Por Vladimir Ribeiro - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.