NOTÍCIA ANTERIOR
Estudo mapeia violência em escolas públicas de Ribeirão Preto (SP)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estado mantém publicação polêmica com alunos da 6ª série
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2009 | Educação
Santo André pleiteia prédio do Estado para ensino integral
Escola seria instalada no prédio da antiga Escola Estadual José do Prado, na Vila Sacadura Cabral.

A Prefeitura de Santo André tenta junto ao governo do Estado a posse de uma escola que já foi motivo de preocupação para a Administração. As conversas giram em torno do prédio da antiga Escola Estadual José do Prado, na Vila Sacadura Cabral, que já foi cotado para abrigar uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem). O local encontra-se abandonado, em péssimo estado de conservação, e a intenção da secretária de Educação da cidade, Cleide Bauab Eid Bochixio, é transformar o local em um complexo educacional.

Cleide explicou que o prédio servirá de modelo para a implementação do ensino em jornada integral, que deverá atender mais de 4 mil crianças e jovens, entre ensinos infantil e fundamental. De acordo com a secretária, caso se concretize a proposta, a Prefeitura vai preparar nos próximos meses o edital de licitação para contratar a empresa que fará a reforma do prédio.

A ideia é incorporar a Creche Municipal Maria Delphina no projeto, criando um espaço de ensino que pode abranger o nível infantil e fundamental. “Com o prédio que vamos receber do Estado, abriremos vagas para o ensino fundamental. Além disso, vamos ampliar o atendimento da creche”, garantiu a secretária. “O projeto pode sair do papel até o fim deste ano. Mas primeiro teremos de estruturar um projeto para reformarmos o prédio, que ficou muito tempo abandonado.”

A secretária ainda não tem estimativas sobre o valor da reforma nem quando a escola começará a funcionar em período integral. Cleide pretende estender para a maioria das escolas municipais o modelo de educação integral, em que o estudante passa a maior parte do tempo na unidade escolar.

A responsável pela Educação informou ainda que desde o começo do ano está empenhada em aumentar o número de vagas em escolas e creches. “O príncipio de nosso trabalho para a otimização dos recursos públicos.” Desde que assumiu a pasta, Cleide está promovendo uma reorganização das escolas para aumentar o número de alunos na rede.

A medida consiste em adequar as salas de aula de maneira que haja mais espaços para alunos. “Estamos reestruturando a parte física das unidades para comportar mais estudantes”, informou. A estimativa da secretária é que mais de 450 vagas já foram criadas com a medida. “É uma ação que não envolve apenas a adaptação dos prédios, mas também a contratação de novos professores”, explicou.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.