NOTÍCIA ANTERIOR
AGU diz ter recuperado R$ 871 mi para os cofres públicos em 5 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Reali veta festas de fim de ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/11/2009 | Política
Santo André municipaliza serviço de óbito
Durante a sessão, os vereadores de Santo André aprovaram ontem, por maioria absoluta, a municipalização do SVO (Serviço de Verificação de Óbito). O projeto de lei do Poder Executivo revoga a lei 8.098, de agosto de 2000, que autoriza o município a firmar convênio com o serviço funerário.

O contrato com a empresa que prestava os serviços à funerária de Santo André terminou em 31 de outubro. Desde então, os funcionários públicos estão responsáveis pelo Serviço de Verificação de Óbito.

O líder do governo na Câmara, Marcelo Chehade (PSDB), afirmou que a mudança foi o melhor para a cidade. "A Prefeitura continuará com a qualidade, mas com custo menor. Depender de uma terceirização é mais dispendioso. Com o serviço nas mãos do poder público serão solicitados os exames realmente necessários."

Segundo o tucano, a atuação não era fiscalizada. "O serviço da empresa terceirizada não era acompanhado. Neste ano, começamos rigorosa fiscalização e chegamos à conclusão que municipalizar era mais viável para o município."

Protocolado na Câmara no dia 23, o projeto foi aprovado com uma emenda do vereador José Montoro Filho (PT). O vereador disse que o projeto estava pouco embasado e precisava de alguns ajustes, como definições de algumas obrigações. "Não basta a Prefeitura só realizar o serviço. Ela tem de seguir algumas regras."

Entre elas estão a criação de um arquivo com os relatórios dos últimos cinco anos e a incineração de objetos e pertences de falecidos por doença infectocontagiosa. "Esse arquivo é necessário, pois se trata de documentos com relatos de serviços que podem ser questionados. Obrigações que eram realizadas pela empresa privada."

Chehade disse que a emenda do petista é pertinente. "Com a proposta de Montorinho, o projeto ficou redondo."

O Serviço de Verificação de Óbito é acionado quando o médico não tem certeza da causa da morte.

Por Loli Puertas - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.