NOTÍCIA ANTERIOR
Nova lei aprova desconto para consumidor que pagar em dinheiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fim do e-Sedex pode elevar preço do frete e afetar vendas de pequenas lojas virtuais
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2017 | Economia
Santo André inicia o Via Rápida Empresa
Santo André inicia o Via Rápida Empresa Foto de divulgação
Foto de divulgação
A Prefeitura de Santo André anunciou ontem, durante evento, a data de início do Via Rápida Empresa, programa que visa desburocratizar a abertura de empresas. De amanhã até 29 de agosto, a iniciativa funcionará em fase de migração, operando juntamente ao modelo tradicional, conforme explica o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Atualmente, a documentação para abrir um negócio no município leva até 180 dias para ser liberada. Nesta primeira fase de implementação, o objetivo é reduzir a espera a 30 dias e, a partir do ano que vem, a uma semana. “Se a gente conseguir isso antes, ótimo”, diz Serra.

Com o intuito de atrair novos investimentos e criar ambiente favorável ao investimento, o programa criado pelo governo estadual tem como um dos objetivos gerar emprego e renda de imediato, ou seja, assim que a firma iniciar as atividades. “A partir do momento que uma empresa se estabelece e está regulamentada, ao começar seu primeiro dia de atividade, já estará gerando emprego”, completa o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Ailton Lima.

Municípios como São Caetano já utilizam o Via Rápida Empresa. Segundo o secretário, o programa tem êxito nas cidades em que já foi implantado. “Tem diminuído o tempo de abertura de empresas, aumentado a simplificação, assim como o fluxo de trabalho de informações tem sido melhor utilizado”, ressalta.

É importante lembrar que o programa contemplará qualquer pessoa com interesse de iniciar um negócio em Santo André, independentemente de ser ou não moradora do município.

AJUDA

Os interessados em empreender na cidade podem entrar em contato diretamente com a Prefeitura ou recorrer à ajuda de um profissional da contabilidade. Lima sugere que busquem os contadores, uma vez que o município está instruindo a categoria em como utilizar o programa. “A figura do contabilista é uma ajuda para o empreendedor, pois ele orienta melhor em como recolher (encargos) da maneira certa, já que, às vezes, as pessoas pagam tributos e taxas em duplicidade”, exemplifica.

Durante o evento de ontem, foi realizado encontro com contabilistas de Santo André para discutir a implementação do Via Rápida Empresa.

Por Flavia Kurotori - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.