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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2017 | Política
Santo André finaliza plano de entrega de prédios alugados
O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), está na fase final do plano de readequação dos departamentos públicos para redução nos gastos com aluguéis. A meta da gestão é economizar R$ 5,6 milhões ao ano.

Ao menos cinco espaços públicos serão realocados no intuito de cortar o desembolso com contratos para acolher setores da Prefeitura. Atualmente, a administração reserva R$ 8,4 milhões anuais (R$ 700 mil mensais) com aluguéis, custo considerado elevado por Paulo Serra.

A entrega do prédio que acolhia as secretarias de Mobilidade Urbana e de Educação, além da SATrans (autarquia que gerencia o sistema municipal de transporte), na Rua Catequese, bairro Jardim, está marcada para a próxima semana e resultará em economia de R$ 199,37 mil por mês (entre contrato e condomínio).

A Pasta de Mobilidade deve ser transferida para uma estrutura da Rua Ilhéus, no Jardim Bela Vista, prédio esse que será adquirido pela SATrans, cujas atividades também serão deslocadas para esse endereço. A compra do local foi alternativa encontrada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) para que a SATrans passe a ter patrimônio próprio, uma exigência do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O contrato com o prédio na Rua Catequese foi firmado ainda no governo de Aidan Ravin (PSB, 2009 a 2012). À época, a operação foi feita porque a sede da Pasta de Mobilidade Urbana, na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, deu lugar ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Somente neste ano dá para economizar R$ 1 milhão com a entrega deste prédio”, projetou Paulo Serra.

Outro objetivo do governo é transferir as atividades da Secretaria de Esportes, hoje no Paço, para o Estádio Bruno José Daniel, visando interação direta com o complexo esportivo Pedro Dell’Antonia, todos na Vila América.

O governo tucano também anunciou os remanejamentos da ouvidoria (sai de estrutura no Centro para o Terminal Rodoviário de Santo André), do Procon (da Rua Arnaldo, no Centro, para o Paço) e fala em readequações em setores da área da Saúde.

“Parte desses aluguéis, no entanto, não diz respeito a serviços da Prefeitura, tem seccional, delegacias de polícia, cartório eleitoral. Inclusive estamos com diálogos para levar todos os cartórios para o Tersa (Terminal Rodoviário) também. Zerar é muito difícil, mas queremos reduzir 70% desses valores, dos R$ 8 milhões que a gente gastava por ano”, estimou Paulo Serra.

O tucano herdou a Prefeitura com contratos de aluguel de 54 departamentos públicos e avalia ser possível trabalhar com 46 imóveis locados.

Por Raphael Rocha - Diário do Grande ABC
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