NOTÍCIA ANTERIOR
Verdão busca opções para más atuações de Valdivia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Palmeiras goleia Ponte e conquista o Paulista em casa após 12 anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/05/2008 | Esportes
Santo André encara neste sábado o último desafio para voltar à elite
A um passo do paraíso. O Santo André vai ao estádio Bruno Daniel, às 19h de deste sábado, na esperança de recolocar os pés na elite do futebol estadual. O time local (nove pontos na vice-liderança do Grupo A) precisa só de um empate diante União São João para comemorar o acesso, como historicamente ocorreu nas campanhas de 1981, 1991, 1993 e 2001.

Até uma vitória interessa aos visitantes (seis pontos), que estão em desvantagem no saldo de gols – 2 a 1. A Rede TV+ (Canal 8 da Net) e a Rádio ABC (1.570 AM) transmitem a última e decisiva batalha de ambos na segunda fase da Série A-2 do Campeonato Paulista.

Depois, restará outro desafio na briga pelo troféu geral da temporada. Sobem quatro – os campeões e os vices de cada chave. “O título não passaria de uma conseqüência. Não podemos nos antecipar. O alvo imediato é assegurar uma das vagas. Em seguida, a gente vê o que acontece”, disse Fahel Júnior, atento ao lado emocional do elenco. “Este é um detalhe que pesa demais numa hora como essa”, lembra o comandante, que aposta no equilíbrio do grupo. “Taí uma qualidade que não posso negar nos meus atletas. É um dos itens que ditaram o nosso rumo no campeonato”, reconhece o técnico.

Apesar da onda positiva que fortalece a corrente do Santo André, Fahel Júnior, realista, não admite o perigoso clima do já ganhou. “Não poderíamos cometer tanta ingenuidade na frente de um adversário que carrega o mesmo sonho. Seria bobagem imaginar que teremos facilidades em nossa casa. Um dos critérios nos beneficia (dois gols contra um no saldo), mas e daí?”, observa o treinador, ao se referir às previsíveis dificuldades.

Desde quarta-feira, Fahel Júnior, de olho nos teipes, não pára de analisar as armadilhas do União São João. “Eles evoluíram demais. Entre outras coisas, marcam bem e saem rápido no momento de atacar. Enfim, mostram um bom entrosamento em todos os setores”, constata Fahel, que prevê uma disputa muito acirrada. “Não não nos consideramos favoritos”, garante Fahel.

Um exemplo do sinal de respeito à força do inimigo é a possível presença de três zagueiros, como aconteceu no coletivo de sexta-feira à tarde no campo do Aramaçan. Fahel mantém algumas dúvidas, mas Douglas, que cumpriu suspensão, completou o trio. Thiago Matias e Luiz Henrique devem permanecer no setor.

As imagens do treino ajudaram a quebrar o suspense de Fahel, que decidiu colocar Betão na lateral-esquerda e Maikon como companheiro do matador Márcio Mixirica. Jaílson e Elton ainda se recuperaram se lesões musculares.

Fúria e Tuda prometem muita festa nas arquibancadas
Dérek Bittencourt - Especial para o Diário

Se depender da força vinda das arquibancadas, o Santo André já pode até se considerar campeão paulista da Série A-2. Integrantes de duas das torcidas uniformizadas do clube, a Fúria Andreense e a Tuda, prometem fazer a festa antes, durante e depois do jogo de sábado, contra o União São João.

“Vamos estar presentes com 2.000 bexigas azuis e brancas e 1.000 apitos, que serão entregues na porta do estádio, fazendo a nossa parte nas arquibancadas”, comentou o presidente da Fúria, Renato Ramos. “Desde já gostaria de pedir para que quando o União estiver com a bola, os torcedores apitem, fazendo muita pressão”, completou.

Outros eventos também serão realizados antes de a bola rolar. “A partir das 16h vamos recepcionar os torcedores em concentração para o jogo e por volta de 17h30, quando o ônibus com o elenco chegar, haverá queima de fogos”, disse Ramos. “Haverá outra queima de fogos com dez minutos de duração na entrada do time em campo”, completou.

Caso o acesso seja confirmado, inicialmente um caminhão de som irá seguir por algumas ruas da cidade tocando o hino do Santo André e, provavelmente, com a presença de alguns dos jogadores.

Posteriormente, Ramos adianta que membros das duas torcidas farão mais uma festa após o jogo. “Não decidimos onde, mas faremos uma churrascada em algum local na região central da cidade”, concluiu.

Em situação complicada, clube só pensa na vitória

Em uma situação difícil para garantir uma das quatro vagas na elite do Campeonato Paulista do ano que vem, o União São João só se interessa pela vitória no confronto de sábado à noite, contra o Santo André, no estádio Bruno Daniel.

Com seis pontos e na terceira colocação do Grupo A do quadrangular decisivo, além do resultado positivo, porém, a equipe de Araras ainda precisa tirar a diferença no saldo de gols da equipe do grande ABC (tem 1, contra 2 do Santo André).

Para esta partida, o único desfalque do técnico Márcio Ribeiro é o zagueiro Mauro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido no empate sem gols com a Ferroviária, em Araras, na última rodada. Para seu lugar, o comandante deve optar por Freire.

Em contrapartida, dois jogadores que ficaram de fora da última partida voltam a ficar à disposição do treinador: o lateral-direito Michel e o atacante André Luís.

“Não existe equipe invencível neste campeonato. O nível está muito parecido. Tanto que, sete dos oito times ainda podem conquistar o acesso nest última rodada. Queremos a vitória”, disse Márcio Ribeiro.

Por Nelson Cilo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.