NOTÍCIA ANTERIOR
Estrela de Mauá é impedida de circular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Forte chuva causa transtornos na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2013 | Cidade
Santo André e Mauá são castigadas pela chuva
O Grande ABC sofreu o primeiro estrago do ano devido às chuvas de verão. O temporal que atingiu a região no fim da tarde de ontem prejudicou Santo André e Mauá. Quem voltava para casa após o trabalho ficou preso no trânsito, nos pontos de ônibus ou nas estações de trem alagadas.

De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Linha 10-Turquesa, que passa pelo Grande ABC, teve circulação interrompida devido a alagamentos entre as estações Mauá e Capuava. A última foi fechada às 19h45 e não foi reaberta até o fechamento desta edição. Já na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André os ônibus municipais e intermunicipais não conseguiam entrar ou sair do local.

Para quem utiliza carro, o principal corredor que liga as duas cidades ficou completamente parado por pelo menos duas horas. Entre o trecho de seis quilômetros da Perimetral, em Santo André, até a Prefeitura de Mauá, no Centro, apenas motocicletas conseguiam transitar. A Rua das Figueiras também ficou intransitável, assim como todo o bairro Jardim. Faltaram agentes para orientar o tráfego.

Frequentemente comprometida pelos temporais de janeiro, a Avenida dos Estados ficou travada nos dois sentidos depois que o Rio Tamanduateí transbordou. Como de praxe nessas circunstâncias, fiscais de trânsito fecharam a alça de acesso a Mauá, o que provocou acúmulo de filas na Perimetral e toda região central de Santo André. EMEM
Também foram registrados pontos de alagamento nas avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo, Maurício de Medeiros e Rua Campos Sales, no Centro.

Parte do muro do Cemitério do Curuçá desabou, assim como uma árvore que caiu sobre a fiação elétrica na Rua Sargento Cid, na Vila Alzira. No Jardim Riviera, um talude deslizou sobre uma residência. Nenhuma das ocorrências registrou vítimas.

Segundo o autônomo Wesley Santos Zeferino, 30, morador da Cidade São Jorge, alguns carros tentaram atravessar a enxurrada por volta de 18h na Avenida Giovanni Battista Pirelli. "Um veículo parou, tentou subir pela calçada, mas a enxurrada aumentou e ele foi empurrado. Depois, a enchente chegou ao teto do carro. Mas em 15 minutos a água escoou."

MAUÁ

No Jardim Zaíra, dois deslizamentos ocorreram por volta de 20h. O primeiro talude desmoronou em via não identificada e a Defesa Civil foi acionada por moradores para isolar a área. Na segunda ocorrência, o muro em construção do quintal de uma casa no morro do Macuco desabou. Ninguém ficou ferido.

O prefeito Donisete Braga (PT) percorreu as regiões mais afetadas pela chuva à noite, entre as quais o Terminal de Mauá, no Centro. Por conta da chuva, o chefe do Executivo ligou para representante da Casa Civil do governo estadual, Edson Aparecido, para solicitar ajuda na limpeza dos piscinões. Segundo o prefeito, a situação dos reservatórios agravou o transtorno na cidade.

Por Maíra Sanches - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7007 dias no ar.