NOTÍCIA ANTERIOR
Cratera em canteiro central de via preocupa a população do entorno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grande ABC tem 45 mil ligações irregulares de luz
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2015 | Setecidades
Santo André anuncia a criação de 35 quilômetros de ciclovias até 2017
Santo André anuncia a criação de 35 quilômetros de ciclovias até 2017 Cidade já conta com pedalada noturna às terças e ciclofaixa de lazer aos domingos; ciclovias são opção de mobilidade. Foto: Rodrigo Pinto
Cidade já conta com pedalada noturna às terças e ciclofaixa de lazer aos domingos; ciclovias são opção de mobilidade. Foto: Rodrigo Pinto
Cidade possui 11,2 quilômetros de vias para bicicletas; custo das obras é estimado em R$ 6,77 milhões

O viário de Santo André receberá mais uma opção de mobilidade. Até 2017, a cidade ganhará mais 35,3 quilômetros de ciclovias, totalizando 46,48 quilômetros. O projeto foi realizado considerando integrar vias exclusivas já existentes com importantes avenidas da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Grana (PT) na tarde desta quarta-feira (29/04).

A partir de maio, a primeira rota cicloviária será implantada em vias que ligam a Vila Luzita à estação Celso Daniel, no Centro. No trajeto de dez quilômetros estão as avenidas Queirós dos Santos, Santos Dumont, Capitão Mário Toledo de Camargo e estrada do Pedroso. O local foi escolhido por ter maior demanda, cerca de 700 ciclistas por dia.

O prazo estimado para finalização do primeiro trecho é de 90 dias após o início das obras, conforme informou o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. Não haverá perda de faixas de veículos, pois a ideia é integrar transportes, não substituir. “Vai haver um estreitamento de pista e em pequenos trechos vai pegar parte das calçadas”, disse.

Também em maio, será implantado o corredor verde da avenida Prestes Maia, ligação de ciclovias entre as avenidas Lauro Gomes e dos Estados, na Vila Guiomar. Em paralelo, o mesmo projeto será executado na rua Adriático, em ligação com a Capitão Mário de Toledo Camargo, na região do Jardim do Estádio.

Outras sete rotas estão previstas para ter ciclovias. São elas avenida Firestone (1,5 km), rua Jorge Beretta (1 km), ligação da rua das Figueiras com avenida Lauro Gomes, Padre Manoel da Nóbrega, Lino Jardim e Atlântica (5,4 km), avenida dos Estados com Presidente Costa e Silva (12,5 km), Prestes Maia (3,9 km), rua Adriático (1 km) e Lauro Gomes (5 km).

O preço das ciclovias em Santo André é de R$ 192 mil por quilômetro. Os recursos são do Fundo Municipal de Trânsito.

Pedaladas - A cidade conta com a ciclofaixa de lazer aos domingos e a pedalada noturna, às terças-feiras. Devido à demanda de usuários e diminuição de impactos no trânsito, a ciclofaixa será aos domingos em novo horário, das 7h30 às 13h30.

Na próxima semana, a Prefeitura vai encaminhar projeto de lei à Câmara para instituir ambas as atividades como programas oficiais no município.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.