NOTÍCIA ANTERIOR
É Páscoa: quando o mundo ora
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jerusalém tupiniquim
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2009 | Turismo
Santana de Parnaíba revive calvário
A cidade histórica de Santana de Parnaíba, a 41 quilômetros de São Paulo, prepara verdadeira viagem no tempo para narrar nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O espetáculo Drama da Paixão promete emocionar os turistas nos dias 9, 10 e 11 de abril, com início sempre às 20h30.

Considerada a segunda maior encenação pascal no Brasil, a encenação conta com novidades no cenário - sempre respeitando a arquitetura da época -, no roteiro da peça, além dos tradicionais efeitos especiais. Neste ano, o espetáculo terá um elenco composto por 110 atores e cerca de 800 figurantes, todos da comunidade local e de cidades vizinhas.

Com duração de aproximadamente duas horas e meia, a encenação é dividida em duas partes. Na primeira, sempre inédita, será contado um episódio da história do Antigo Testamento, e na segunda, a de Jesus Cristo.

A peça acontece às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, situada no Km 40 da Estrada dos Romeiros, com acesso pelo portão 02. O espaço cenográfico conta com 15 mil metros quadrados e é distante cerca de 30 metros da arquibancada. A entrada é franca, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Atrações - Além do espetáculo da Paixão, Santana de Parnaíba oferece atrações como o Casario, um passeio por casarões dos séculos 17 a 19 tombados e restaurados por projeto que utiliza mão de obra de jovens carentes. Entre as edificações históricas estão a Igreja Nossa Senhora de Sant''Anna, de 1880, e a casa onde nasceu o bandeirante Anhanguera, hoje transformada em museu.

Paixão de Cristo em Pedreira

Entre as programações para a Semana Santa no Circuito das Águas paulista, Pedreira ganha destaque pela encenação da Paixão de Cristo. O evento chega à 21ª edição com expectativa de receber cerca de 30 mil espectadores. O espetáculo ganha destaque, principalmente, pelo número de pessoas envolvidas no projeto: mais de 500, entre atores, bailarinos e figurantes, além de oito cenários, animais e efeitos pirográficos.

Outro destaque nas comemorações da Semana Santa é a Procissão do Fogaréu. No dia 8 de abril, às 20h, os participantes da procissão, que pode chegar a ter 500 pessoas, ficarão encapuzados, com tochas acesas, simbolizando a captura de Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras.

Na chegada ao Estádio Municipal de Pedreira, serão encenados o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo.

A procissão também terá novidades. Uma delas é que o turista poderá participar do evento com um figurino especial. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (0xx19) 3893-4159 ou através do e-mail cultura@pedreira.sp.gov.br.

Por Eliane de Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.