NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft apresenta características do Windows 8 nesta terça-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Microsoft libera download de 1ª versão de testes do Windows 8
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2011 | Informática
Saned investe R$ 700 mil em software
Para otimizar o atendimento à população, agilizar os serviços de manutenção e aprimorar o abastecimento da rede de água e esgoto, a Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) investiu, com ajuda do governo federal, cerca de R$ 700 mil para implantar o GIS (Geografic Information System, que em português significa Sistema de Informação Geográfica). A instalação do software, que utiliza a tecnologia de geoprocessamento, foi concluída após 13 meses de trabalho.

Para a coordenadora de Informática da Saned, Adriana Xavier de Menezes Gonçalves, a demora na implantação do software ocorreu devido à conversão dos dados que levou sete meses. “Fizemos a integração com os outros sistemas usados na empresa, como o Siges, que contém informações sobre consumo, faturamento, leitura de hidrômetros, ordens de serviços, entre outras”, comentou.

Além dos dados comerciais, o GIS Corporativo integra o mapeamento de toda a rede de distribuição de água, incluindo estações de tratamento, reservatórios e tubulações por imagens de satélites. Integrado ao mapa foi criado um banco de dados com informações sobre todos os componentes das redes, além do volume de consumo medido, status da ligação (ativo ou inativo), débitos e histórico de consumo de cada imóvel.

O sistema também permite fazer simulações e localizar, por exemplo, a ocorrência que deu origem à ordem de serviço. “O SIG fornecerá não apenas a planta de localização do problema. A equipe de manutenção ainda terá informações da tubulação (diâmetro, material, pressão), abrangência do vazamento e o número de consumidores afetados”, explicou Adriana. A ideia é que a ferramenta, acessível os funcionários pela Web, torne mais ágil os serviços de manutenção.

Antes do software, tudo era feito manualmente. Para obter determinadas informações, os funcionários precisam ir aos setores específicos consultar cadastros, dados e plantas de construções. “O processo é mais demorado. A partir do SIG, quando o cliente ligar para fazer as solicitações ou reclamações poderemos dar as respostas mais rapidamente”, afirmou a coordenadora de informática.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.