DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2008 | Veículos
Sandero no sufoco
Recém saído do forno, o novo Renault Sandero já pode sentir que a concorrência no mercado dos hatches compactos no Brasil é mais do que complicada. É feroz.
Com a missão de em um futuro próximo substituir o defasado Renault Clio, o Sandero topo de linha (Privilège 1.6 16V Hi-Flex) precisou usar de todas as armas para competir de igual para igual com o Ford Fiesta 1.6 Flex e, principalmente, com o Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex.
A aposta da Renault mostrou-se superior à concorrência em dois quesitos especificamente: espaço interno e porta-malas. Com 2,59 metros no entreeixos, o Sandero é mais confortável para motoristas e passageiros de estatura avantajada do que os dois adversários.
No porta-malas, a superioridade do Sandero é significativa, com 320 litros, contra 305 do Citroën e do Ford.
Design - O calcanhar-de-aquiles do novo Renault está no design. Montado sobre a mesma plataforma do quadradão Logan, o Sandero traz linhas pouco harmoniosas, principalmente pela falta de curvas. Neste ponto, o C3 foi soberano, atropelando a concorrência.
Internamente, a decepção fica por conta do acabamento simplório, muito parecido com o do Fiesta.
Desempenho - O motor 1.6 16V Hi-Flex demonstrou agilidade, apesar de ligeiramente barulhento. Seu desempenho, porém, não chega a ser um ponto de desequilíbrio, já que os propulsores do C3 e do Fiesta também se revelam bons.
Fiesta e Sandero têm preços competitivos; C3 é mais salgado
Muitos especialistas acreditam que 90% da compra de um automóvel são paixão. No entanto, não são poucos os consumidores que, na hora de ‘bater o martelo’, colocam a cabeça no lugar e chegam à conclusão de que podem pagar menos por veículos muito parecidos – para não dizer idênticos. E diante do fator bolso, Fiesta e Sandero apresentaram uma ligeira vantagem sobre o C3.
Com uma versão bastante básica, sem nenhum item de série de grande relevância, como ar-condicionado ou direção hidráulica, o Fiesta 1.6 Flex pode ser encontrado a partir de R$ 35.370.
No entanto, equipado com os kits Pulse e Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), mais espelho elétrico, roda de liga leve, CD Player MP3, som e alarme, o valor do Ford tem um acréscimo de R$ 9.345, saltando para R$ 44.715.
Quando acrescidos a estes equipamentos os freios ABS e air bag duplo, o valor do Fiesta fica mais salgado: R$ 51.115.
O Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex custa R$ 43.790. No entanto, com o kit Segurança (ABS mais air bag duplo), o valor sobe para R$ 46.690.
O Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex, por sua vez, tem preço inicial de R$ 46.530. Porém, para colocar CD Player com MP3 e rodas de liga leve, o motorista terá que investir mais R$ 1.335 e R$ 1.215, respectivamente.
Citroën C3 chama a atenção pelo conforto, design e bom desempenho
O Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex chama a atenção por três motivos: conforto, design e desempenho.
Começando pelo potencial interno, o hatch se destaca pelo bom espaço, conforto e acabamento superiores aos concorrentes Fiesta e Sandero. Ponto positivo também para a direção elétrica, que faz parte dos itens de série do veículo.
O painel pequeno, com desenho diferenciado e velocímetro digitalizado, encanta os mais detalhistas. Aliás, o design é um trunfo deste Citroën, que mostra ter caído no gosto do brasileiro.
Com linhas arredondadas e modernas, o C3 reflete harmonia para quem aprecia um visual leve e pouco agressivo.
Vantagem - É neste quesito – design – que o hatch leva ampla vantagem sobre os adversários deste comparativo. Tanto o Renault, quanto o Ford, apresentam muitas ‘retas’ e ‘pontas’, o que deixa o visual ligeiramente quadrado.
E apesar da aparência delicada, o modelo tem sob o capô um vigoroso motor 1.6 16V Flex, que gera 113 cv de potência quando abastecido com álcool.
Com velocidade máxima de 196 km/h (gasolina), de acordo com informações da própria montadora, o Citroën C3 foi o único deste embate a fazer de 0 a 100 km/h em menos de 10s (9,8s).
Com a missão de em um futuro próximo substituir o defasado Renault Clio, o Sandero topo de linha (Privilège 1.6 16V Hi-Flex) precisou usar de todas as armas para competir de igual para igual com o Ford Fiesta 1.6 Flex e, principalmente, com o Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex.
A aposta da Renault mostrou-se superior à concorrência em dois quesitos especificamente: espaço interno e porta-malas. Com 2,59 metros no entreeixos, o Sandero é mais confortável para motoristas e passageiros de estatura avantajada do que os dois adversários.
No porta-malas, a superioridade do Sandero é significativa, com 320 litros, contra 305 do Citroën e do Ford.
Design - O calcanhar-de-aquiles do novo Renault está no design. Montado sobre a mesma plataforma do quadradão Logan, o Sandero traz linhas pouco harmoniosas, principalmente pela falta de curvas. Neste ponto, o C3 foi soberano, atropelando a concorrência.
Internamente, a decepção fica por conta do acabamento simplório, muito parecido com o do Fiesta.
Desempenho - O motor 1.6 16V Hi-Flex demonstrou agilidade, apesar de ligeiramente barulhento. Seu desempenho, porém, não chega a ser um ponto de desequilíbrio, já que os propulsores do C3 e do Fiesta também se revelam bons.
Fiesta e Sandero têm preços competitivos; C3 é mais salgado
Muitos especialistas acreditam que 90% da compra de um automóvel são paixão. No entanto, não são poucos os consumidores que, na hora de ‘bater o martelo’, colocam a cabeça no lugar e chegam à conclusão de que podem pagar menos por veículos muito parecidos – para não dizer idênticos. E diante do fator bolso, Fiesta e Sandero apresentaram uma ligeira vantagem sobre o C3.
Com uma versão bastante básica, sem nenhum item de série de grande relevância, como ar-condicionado ou direção hidráulica, o Fiesta 1.6 Flex pode ser encontrado a partir de R$ 35.370.
No entanto, equipado com os kits Pulse e Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), mais espelho elétrico, roda de liga leve, CD Player MP3, som e alarme, o valor do Ford tem um acréscimo de R$ 9.345, saltando para R$ 44.715.
Quando acrescidos a estes equipamentos os freios ABS e air bag duplo, o valor do Fiesta fica mais salgado: R$ 51.115.
O Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex custa R$ 43.790. No entanto, com o kit Segurança (ABS mais air bag duplo), o valor sobe para R$ 46.690.
O Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex, por sua vez, tem preço inicial de R$ 46.530. Porém, para colocar CD Player com MP3 e rodas de liga leve, o motorista terá que investir mais R$ 1.335 e R$ 1.215, respectivamente.
Citroën C3 chama a atenção pelo conforto, design e bom desempenho
O Citroën C3 GLX 1.6 16V Flex chama a atenção por três motivos: conforto, design e desempenho.
Começando pelo potencial interno, o hatch se destaca pelo bom espaço, conforto e acabamento superiores aos concorrentes Fiesta e Sandero. Ponto positivo também para a direção elétrica, que faz parte dos itens de série do veículo.
O painel pequeno, com desenho diferenciado e velocímetro digitalizado, encanta os mais detalhistas. Aliás, o design é um trunfo deste Citroën, que mostra ter caído no gosto do brasileiro.
Com linhas arredondadas e modernas, o C3 reflete harmonia para quem aprecia um visual leve e pouco agressivo.
Vantagem - É neste quesito – design – que o hatch leva ampla vantagem sobre os adversários deste comparativo. Tanto o Renault, quanto o Ford, apresentam muitas ‘retas’ e ‘pontas’, o que deixa o visual ligeiramente quadrado.
E apesar da aparência delicada, o modelo tem sob o capô um vigoroso motor 1.6 16V Flex, que gera 113 cv de potência quando abastecido com álcool.
Com velocidade máxima de 196 km/h (gasolina), de acordo com informações da própria montadora, o Citroën C3 foi o único deste embate a fazer de 0 a 100 km/h em menos de 10s (9,8s).
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