NOTÍCIA ANTERIOR
SESI Mauá Apresenta Folias no Picadeiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá retoma Festa dos Povos com programação variada
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/09/2015 | Cidade
SAMU na Escola - Brincando, crianças aprendem a agir com segurança
SAMU na Escola - Brincando, crianças aprendem a agir com segurança Teatro de fantoches do SAMU ajuda a educar crianças contra acidentes domésticos. Crédito: Rodrigo Zerneri
Teatro de fantoches do SAMU ajuda a educar crianças contra acidentes domésticos. Crédito: Rodrigo Zerneri
"Sim ou não?" - teatro de fantoches do SAMU ajuda a educar crianças contra acidentes domésticos. Ação foi realizada em conjunto com programa Mauá Cidade que Avança

Aproximadamente 130 alunos das turmas do Grupo de 4 anos da Escola Municipal Perseu Abramo no Jardim Miranda D’Aviz participaram de uma atividade lúdica promovida pelo programa Mauá Cidade Que Avança, por intermédio da equipe de Educação em Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mauá.

Com o uso dos personagens Samuzinho e Samuzinha no teatro de fantoches apresentado simultaneamente com um vídeo, a dupla de servidoras do SAMU, a professora Carolina Straccini e a auxiliar de enfermagem Débora Santana - que interpreta os bonecos de dentro de uma casinha de brinquedo - mostrou para as crianças as formas de agir com segurança em diferentes situações do cotidiano. "Os pais falam bastante que as crianças comentam", relatou Débora. "Eles ficam repetindo as informações, o que é sinal de que eles assimilaram bastante e acho isso bem legal", concordou a professora Marina Barbosa Jardim.

E eles aprenderam. "A gente não pode brincar com fogo e nem nadar sozinho na piscina", ensinou Maxiliano da Silva, de quatro anos. Para Pedro Guimarães, também de quatro anos, "eu achei mais legal aprender que a gente só poder andar de patins na quadra e em casa, na rua não pode." "Aprendi que não pode mexer no fogão e que a gente pode se machucar", ensinou Henrique de Moura Costa, de quatro anos.

A diretora da escola, Renata Evangelista, aprovou a atividade. "Fantástico. Além de fugir da rotina, traz temas importantes de forma lúdica. Os recursos, como o vídeo e o fantoche, usam a linguagem adequada para eles", explicou.

Os bonecos foram interagindo com os pequeninos, explicando os riscos de brincar com fogo; a importância de sempre consultar os adultos quando forem comer ou beber alguma coisa; os riscos de ficarem próximos a piscina, na ausência de um adulto.

Interagindo com os fantoches, Carolina reforçou com as crianças: "pode pensar que é super-herói e pular da cadeira??" "Nããããão!", respondiam os aluninhos; "pode andar no banco da frente do carro?" "Nãããããooo!!!"; "Tem que usar cadeirinha e cinto de segurança??" "Siiiiiiiiimmmmm", respondiam; "Pode tomar desinfetante nos frascos que parecem de refrigerante????" "Nããããõoo"; "Pode soltar pipa na laje??" Nãããooo."

Quem desejar mais informações sobre o 'SAMU na Escola' pode ligar para 4547-3847.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.