NOTÍCIA ANTERIOR
Suzantur passa a operar 14 linhas municipais do Lote 1 de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teatro Municipal de Mauá passará por reforma e manutenção
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/12/2013 | Cidade
SAMU Mauá: responsabilidade salva vidas
SAMU Mauá: responsabilidade salva vidas Frota de Mauá reúne ambulâncias e motolâncias. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Frota de Mauá reúne ambulâncias e motolâncias. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
No período de festas normalmente ocorre crescimento dos chamados originados por acidentes, briga em família, ferimento por arma branca e fogos de artifícios para o SAMU 192

De acordo com a coordenadora do SAMU de Mauá, Marta Magalhães Ataíde, em boa parte dos casos a origem é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para atender de forma rápida e eficiente essas e outras ocorrências é que todos os integrantes da equipe passam por treinamento periódico por intermédio do Núcleo de Educação em Urgência. “As capacitações vão desde a humanização na abordagem até técnicas do atendimento pré-hospitalar, psiquiátrico e obstétrico,” revela.

Com uma média mensal de 2,1 mil atendimentos o SAMU de Mauá opera dentro de um tempo de resposta entre 7 e 9 minutos com o Suporte Avançado (um médico integra a equipe). Já com o Suporte Básico o tempo de resposta pode chegar a até 18 minutos dependendo da classificação de risco.

O Serviço implantado há uma década virou significado de atendimento rápido em situações de urgência e emergência. Ao longo do tempo a população habituou-se a acionar o SAMU 192 e a demanda cresceu. Mas, além das pessoas que necessitam do atendimento, muitos trotes e situações que não caracterizam urgência ou emergência tomam a atenção e tempo das equipes.

Tal procedimento acaba gerando sobrecarga no serviço e pode até mesmo atrapalhar a assistência para quem realmente necessita. O SAMU regional de Mauá é responsável ainda pelo atendimento em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em média, ocorrem 400 trotes por mês, ou seja, mais de 10 chamados por dia são infundados. A experiência da equipe e forma de abordagem do solicitante possibilita identificar alguns desses trotes, mas diversos outros são descobertos apenas quando a ambulância chega ao local.

QUANDO UTILIZAR – Fazer uso do serviço de forma correta e responsável é fundamental para que o bom atendimento seja mantido e esteja ao alcance de toda a população. Conforme as diretrizes do serviço, o SAMU deve ser acionado em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes com vítimas, intoxicação, trauma ou queimadura, quadros infecciosos, trabalho de parto, tentativa de suicídio, crises hipertensivas, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, desmaio e convulsão.

Quando a situação é definida como emergência e há risco de morte o atendimento é feito pela Unidade de Suporte Avançado, na qual um médico integra a equipe. Já em situações de urgência, onde não há risco de morte, o atendimento é feito por meio das Unidades de Suporte Básico.

A atuação dos profissionais envolve um excelente trabalho de equipe, totalmente interligado em cada uma das etapas do atendimento, que começa pela telefonista: - SAMU Regional de Mauá. Qual o motivo de sua ligação? Esta é a saudação que a pessoa ouve ao acionar o 192 em Mauá. A telefonista faz o primeiro atendimento, momento em que colhe informações fundamentais para garantir o sucesso do chamado. Informar o número do telefone do qual está falando é essencial para garantir que, se a ligação cair, haverá possibilidade de retorno imediato.

Ao concluir a coleta dos primeiros dados a telefonista transfere a ligação para o médico regulador que acessa o cadastro inicial on-line. Para acionar o SAMU é imprescindível que a pessoa esteja junto de quem está necessitando do atendimento. Isto porque as informações que serão repassadas orientarão o médico no estabelecimento do quadro clínico e definição da prioridade do atendimento.

Estabelecida a prioridade o procedimento passa para o setor que aciona as ambulâncias. Todo esse processo demora, em média, de 2 a 3 minutos. Tudo depende da agilidade e clareza com que o solicitante consegue transmitir as informações.

Com a finalidade de trabalhar a redução de danos e levar informações capazes de evitar a ocorrência de acidentes infantis, em 2014 a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, irá lançar o projeto SAMU na Escola.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.