NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR Móvel sincroniza programação de Abril com Mauá Cidade que Avança
PRÓXIMA NOTÍCIA
História do Jardim Silvia Maria vira inspiração para moradores
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2015 | Cidade
SAMU de Mauá prepara servidores leigos
SAMU de Mauá prepara servidores leigos Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Entidade realiza treinamento de primeiros socorros para equipe de Serviços Urbanos. Medida busca preparar leigos para situações já enfrentadas no cotidiano profissional

Aprender a agir quando se depararem com pessoas em situações convulsão, engasgadas, queimadas e outros casos, é o que a Prefeitura de Mauá pretende ao oferecer treinamento para 15 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos no curso promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na próxima terça-feira (14). O curso começa às 8h e terá três horas de duração, na sede da Secretaria, à rua dr. Fernando Costa, 492 – Vila América.

Os servidores vão conhecer como funciona o SAMU e alguns serviços, como, por exemplo, o trabalho do médico regulador, que faz o atendimento por telefone das ocorrências e determina a classificação de risco da situação, enviando a ambulância adequada para o local onde está a vítima. A partir do quadro encontrado no local, a equipe da ambulância ou da motolância define se a vítima deve ou não ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

“O curso foi pensado considerando as experiências encontradas no dia a dia, que dependem de uma ação imediata enquanto aguarda a chegada da nossa ambulância. Nosso objetivo é preparar multiplicadores para estas informações entre servidores”, disse o coordenador do SAMU Mauá, Adalberto Silva Cerqueira.

Com o treinamento e informação, pretende-se acabar com algumas crenças, como, por exemplo, a de que a língua enrola durante uma convulsão. Os servidores serão esclarecidos que durante a crise convulsiva deverão proteger a cabeça da vítima para evitar alguma lesão. E que, na verdade, por se tratar de músculo, a língua endurece como os demais músculos do organismo, além de que, após a crise, a vítima deverá ser deitada de lado para evitar engasgamento com a saliva.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.