NOTÍCIA ANTERIOR
Depois de chefiar a Sama, Bodinho se torna camelô
PRÓXIMA NOTÍCIA
Adolescente é morto ao tentar impedir irmão de ser baleado
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/03/2014 | Cidade
Sama faz ligações clandestinas por Atila
Sama faz ligações clandestinas por Atila Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
Moradores da Viela Kossap, da Rua Armando Benedete, Jardim Itapeva, Mauá, apontam o superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (PCdoB), como responsável por ligações de água irregulares nas residências e pavimentação do local, que fica em área de manancial. Em troca, se comprometeram a votar no comunista, que será candidato a deputado estadual. O chefe da autarquia nega que tenha praticado o ato ou condicionado qualquer intervenção ao apoio eleitoral.

A equipe do Diário esteve ontem à tarde no local e ouviu ao menos seis munícipes sem se identificar. Todos contaram a mesma história. Segundo os relatos, Atila promoveu reunião com a comunidade e prometeu fazer as ligações clandestinas de água, alegando que seria uma situação provisória. O ato configura improbidade administrativa.

O superintendente também foi responsável por pavimentar a rua, outra ação ilegal, pois a Viela Kossap está localizada em área de manancial, ocupada de forma irregular. Por isso a Prefeitura nega pedidos para ligações de água nas casas.

Após a reunião com Atila, fora feito mutirão de moradores e funcionários da Sama para conectar encanamento de água direto da rua para as residências. Cavaletes foram instalados, mas sem hidrômetros, que são os relógios de medição. Dessa forma, não há como precisar o consumo e determinar o valor da tarifa. Ou seja, não há nenhum tipo de cobrança. Agrava a situação o fato de o Estado de São Paulo passar atualmente por escassez de recursos hídricos, por falta de chuva.

“Compramos o cavalete e meu marido que instalou, foi uma ação comunitária”, relatou Ivonete Ribeiro. “Estava a ponto de vender a minha casa, porque a água era emprestada de uma vizinha. Quando comprei aqui, fui enganada. O antigo proprietário disse que a ligação de água poderia ser feita. É um direito. Já pago IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e conta de energia, por que não posso ter água?”, discorreu a munícipe.

A moeda de troca é apoio eleitoral. Os moradores disseram estar cientes de que o comunista é pré-candidato a deputado estadual e confirmaram que vão votar nele por conta das intervenções promovidas na comunidade. À noite, a equipe do Diário telefonou para os moradores identificando-se. Ainda assim eles confirmaram tudo o que disseram anteriormente. “A reunião foi com todo mundo e depois eles fizeram o serviço. Temos que votar em quem apoia a gente”, disse Pedro Gonçalves Lima da Silva. “Acho que seria até injusto não votar nele”, completou Ivonete. O superintendente da Sama negou as informações passadas pelos munícipes. “Não houve reunião, o que ocorreu foi uma diligência. Fui acompanhar a execução do serviço, que é uma função do superintendente.” Atila disse que o local poderia ter vazamentos de água, que foram corrigidos. “Onde a Sama fura, tem que arrumar, seja asfalto, concreto ou qualquer outro pavimento.”

Sobre as ligações irregulares, o comunista ressaltou que a responsável por esse tipo de serviço é a Foz do Brasil, que detém a concessão dos serviços de água. “Não estou nem pensando em eleição, porque não sou candidato. Ainda não teve convenção do meu partido para ter a legenda”, disse Atila sobre o possível pedido de apoio.

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.