NOTÍCIA ANTERIOR
Padilha libera verbas de R$ 10 milhões para Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete renova lei de Oswaldo da troca de área
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/03/2013 | Cidade
SAMA apresenta pacote de projetos para Mauá em 2013
SAMA apresenta pacote de projetos para Mauá em 2013 Foto: Divulgação - Jornal Opinião Pública
Foto: Divulgação - Jornal Opinião Pública
Chegando ao centésimo dia de governo frente a SAMA (Saneamento Básico de Mauá), o superintendente da autarquia Atila Jacomussi lançou um pacote de projetos que serão executados durante 2013. Os programas compreendem desde obras de manutenção de redes e construção de novos reservatórios até ações de conscientização sobre o bom uso da água na cidade (veja lista completa na tabela ao lado).

Entre os projetos da autarquia, os principais estão na substituição de redes antigas do município, como no Jardim Sonia Maria, no Vila Vitória e no Parque São Vicente, a implantação de novas adutoras no Jardim Zaíra e na Vila Magini, assim como a modernização dos sistema de reserva de água da cidade, entre outros. Alguns dos projetos já estão em andamento. Recentemente, a cidade passou por um problema de abastecimento com o rompimento da adutora no Jardim Zaira.

Outra ideia que a SAMA pretende colocar em pratica é melhorar o atendimento a população com sua descentralização. Esse projeto faz parte do programa “Viva Água”, que entre outras coisas, prevê também a criação de unidades moveis de atendimento (a previsão é de que as unidades sejam instaladas em setembro de 2013) para facilitar a comunicação entre a autarquia e os moradores de Mauá.

Atividades de cunho artístico, como o “Cantágua”, projeto que visa incentivar artistas da cidade e grupos culturais e promover a recuperação e preservação das nascentes, com atividades recreativas e formativas com as crianças da Rede Municipal de Ensino, e de cunho esportivo também serão desenvolvidas pela autarquia.

Já em meio aos projetos que estão em andamento na cidade, nesta quinta-feira (28), será inaugurado o primeiro macromedidor de Mauá, equipamento que mede a vazão de água que percorre pelas tubulações. Com esse aparelho, será possível controlar o desperdício e água. Ainda nesta quinta, na Vila Assis, será inaugurada a “Biquinha de Água Não Potável” do bairro.

Primeira ação do ano, Festival ECOSS é finalizado na cidade

A SAMA (Saneamento Básico de Mauá) finalizou, no último fim de semana, o Festival ECOSS (Esporte, Cultura, Organização e Sustentabilidade). As atividades, que duraram três semanas – entre os dias 9 e 24 de março – tinham como objetivo “despertar a conscientização de todos sobre o uso racional da água e o combate ao desperdício”. Durante o festival, aconteceram ações nas esferas esportivas, como caminhadas, passeios de bicicleta e outros tipos de recreação; culturais, com shows diversos e atividades lúdicas; e fomartivas, com palestras sobre a importância do bom uso da água. Nesta primeira edição do ECOSS, o tema “Todo Dia é Dia da Água” foi o escolhido para ser trabalhado.

No último fim de semana, diversas atrações marcaram o fim do festival. Na sexta-feira (22) o grupo Teatro Mágico realizou um show, um dos mais aguardados do festival, no Paço Municipal da cidade. Ainda na sexta-feira, atrações como Helen Cristina, Carlinhos Brasil e o Grup Kayah se apresentaram no palco Vitória Régia, montado na Praça 22 de Novembro. Um dia antes, na quinta-feira (21), o local já havia recebido as primeiras apresentações do fim de semana, como o MC Cauan, o grupo Introdusamba e a dupla Alex Ricardo e Renan. Já no sábado (23), fechando as apresentações musicais do Festival também no palco Vitória Régia, se apresentaram Rodrigo di Castro, o DJ Tim Adams e o grupo Sempre Frágil.

O ECOSS foi finalizado na manhã do domingo (24) com a “Corrida das Águas”, mini maratona de 10km. O evento esportivo contou a participação de moradores da cidade, incluindo o prefeito Donisete Braga. A largada e a chegada aconteceram no Paço Municipal.

“O projeto ECOSS 2013 trouxe o novo olhar da SAMA sobre os desafios que devemos encontrar para melhorar a questão do saneamento básico na cidade. Tivemos um mês bastante produtivo com ações de cunho formativo, esportivo e cultural que ajudaram na conscientização para o uso racional da água. Esse foi o ponta pé inicial para conseguirmos mais benefícios para a população de Mauá”, finalizou.

PAC SANEAMENTO (Projeto enviado ao Governo Federal)

Reforma do Reservatório Caixa de Passagem Mauá, Magini (existente);

Implantação da Ampliação da Capacidade da Elevatória Mauá, Magini;

Implantação da Nova Adutora Mauá, Magini;

Implantação da Nova Adutora Mauá, Zaíra;

Implantação de Reservatório Anchieta;

Implantação da Caixa de Passagem Mauá, Zaíra;

Implantação da Estação Elevatória Mauá, Zaíra;

Implantação do Novo Reservatório Zaíra;

Substituição de Redes do Bairro Parque São Vicente;

Substituição de Redes do Bairro Vila Vitória;

Substituição de Redes do Bairro Sônia Maria;

Automação do Sistema (Macromedição e controle para os quatro centros de Reservação).

S.O.S VERÃO

- Conscientização do uso responsável da água (Início em 21 de dezembro e término em 20 de março)

PROGRAMA VIVA ÁGUA

- Transposição de rede de água nos bairros Jardim Sônia e Silvia Maria (concluída);

- Instalação dos Macro medidores que visa diminuir a perda de água (Início em Março de 2013);

- Instalação de UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO (Setembro de 2013);

- Descentralização do atendimento para os bairros;

- Implantação de Centrais de atendimento para mais agilidade nos serviços da SAMA;

Pintou Reparos: Engajado junto com o Projeto Cidade Limpa - Prefeitura Municipal (Iniciado em 18 de Março);

Cantágua

Projeto de incentivo aos artistas da cidade e grupos culturais, apoiando intervenções artísticas. Promoverá a recuperação e preservação das nascentes, atividades recreativas e formativas com as crianças da Rede Municipal de Ensino (Início em Março de 2013)

Agita SAMA

- Atividades Esportivas e sociais nas comunidades.

SAMA É MAIS VOCÊ

- Recuperação e Recapeamento das vias danificadas por intervenções da SAMA (Início em novembro 2013);

- Contratação de empresa para CAÇA VAZAMENTOS e CAÇA LIGAÇÕES CLANDESTINAS, visando diminuir a perda de água que chega a 40%;

- PRL ProlongaSAMA - Projeto de prolongamento de redes e ligações (Início Março de 2013);

- Transbordo - Plano Nacional de Resíduos Sólidos;

- ISO 17025 - Abertura do Processo para aquisição do Certificado Laboratorial Qualidade da água;

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.