NOTÍCIA ANTERIOR
Topo das Américas
PRÓXIMA NOTÍCIA
A energia de Machu Picchu
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/09/2008 | Turismo
Salar de Uyuni é único em grandeza
É possível vê-lo do espaço. Uma enorme mancha de sal no Sul da Bolívia, a cerca de 3.900 metros de altitude. O Salar de Uyuni é uma maravilha da natureza que se apresenta em duas formas: seco, com um branco infinito em diversos tons, ou alagado, com dois dedos de água que refletem tudo o que está acima do horizonte, provocando um efeito espelhado de beleza incomum.

No centro do salar, é difícil enxergar as margens daquele que já foi o fundo de um oceano em eras geológicas bastante distantes. O que se vê é a quase inexistência de vida em meio à camada de sal, que faz com que a visão humana perca completamente a noção das dimensões. Em certos momentos, tem-se a sensação de que se caminha nas nuvens. Em outros, numa folha em branco.

Até uma absurda ilha de cactos gigantescos, com mais de 10 metros de altura, levanta-se em meio ao sal, transformando o termo exótico em realidade palpável. É a Isla del Pescado (ou Hincahuasi), que serve de recanto para um café-da-manhã e de onde se pode observar o salar do alto, quando se sobe até o topo.

O passeio de três dias, saindo de San Pedro de Atacama até Uyuni (ou vice-versa), é o mais recomendado para quem pretende aproveitar as maravilhas do lugar. Além do salar em si, é possível conhecer o Gêiser Sol de la Mañana e sua paisagem de ‘fim do mundo', a quase 5.000 metros de altitude.

Há também as Lagunas Altiplânicas (Verde, Branca, Vermelha e Hedionda) e o Deserto de Dali. Fora isso, pode-se ter a indescritível sensação de dormir num hotel de sal, construído com a matéria-prima mais abundante nos arredores.

Em Uyuni, algo que o ser humano deixou de presente para as gerações futuras: um bizarro cemitério de trens, com máquinas usadas e abandonadas em trilhos que não levam a lugar algum.

O passeio de três dias é feito em carros 4 x 4 que levam no máximo sete pessoas e volta e meia quebram diante das dificuldades do terreno acidentado. Por conta disso, é altamente desaconselhável seguir sozinho ou em veículo pelo salar. As empresas oferecem infra-estrutura que vai da alimentação à hospedagem durante a noite, em acampamentos de onde se pode ver a neve do lado de fora - mesmo quando é verão no Hemisfério Sul.

Por William Cardoso - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.