NOTÍCIA ANTERIOR
O que é e para que serve o biodiesel?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fenatran ocorrerá em outubro
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2007 | Veículos
Salão de Frankfurt abre as portas
A grande quantidade de faixas espalhadas pela cidade alemã de Frankfurt com diversas novidades sobre quatro rodas é uma pequena amostra do que se pode esperar da 62ª edição deste salão – o maior evento da indústria automobilística do mundo –, e também do que estará nas ruas européias e brasileiras em breve.

Entre quinta-feira e o dia 23 deste mês, cerca de 100 lancamentos serão apresentados no evento que, em sua última edição, há dois anos, recebeu 941 mil pessoas.

Entre montadoras, fabricantes de autopeças e distribuidores, o evento soma 1.041 expositores, distribuídos em dez pavilhões, sendo que cada um deles tem o tamanho aproximado do Anhembi, local onde é realizado o Salão do Automóvel de São Paulo.

Protótipos e superesportivos são presença obrigatória em todos os salões de automóveis e não poderiam faltar na Alemanha. Para apresentar a nova Ferrari F430 Scuderia, ninguém menos que Michael Schumacher esteve no estande da marca italiana. O esportivo, que tem sob o capô um motor 4.3 V8 com 510 cavalos de potência, deverá chegar ao mercado brasileiro no início do ano que vem.

Para o Brasil, outros exemplos de estréias esperadas são o Renault Sandero (versão hatch do sedã compacto Logan), Maserati GranTurismo, Mercedes-Benz Classe C Touring, Volkswagen Tiguan e o novo Audi A4.

Protótipos antecipam o futuro

Os carros-conceito são uma atração à parte no maior salão do mundo. Com o objetivo de mostrar o que são capazes de fazer tanto em design como tecnologia, as montadoras antecipam o futuro e aproveitam o evento para testar a reação da imprensa e do público.

Um desses protótipos é o Mercedes F700. Entre as novidades, o modelo tem um motor 1.8 que marca a estréia da tecnologia Diesotto, que emite menos poluentes. A potência de 238 cv soma-se a 20 cv de um motor elétrico.

Já o Toyota IQ e o VW up!são exemplos de compactos para um futuro não tão distante. Ambos os modelos priorizam a urbanidade. O up! é um carro para quatro pessoas com 3,45 metros de comprimento e motor traseiro. No interior, tem dois displays centrais. À frente do motorista, um monitor de 8” mostra informações como velocidade, nível e duração do combustível e emissão de CO². No centro do painel, outro monitor traz a interface homem-máquina do futuro, com tela de toque para controlar todas as funções.

Tecnologia automotiva será verde

De olho na preservação do meio ambiente, as principais montadoras apresentam em Frankfurt projetos que visam a diminuir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes na atmosfera.

Prova disso é a chegada do Peugeot 308 (substituto do 307) híbrido como modelo de série prevista para 2010. O veículo possui um propulsor elétrico e outro movido a diesel.

A Citroën apresenta o conceito C-Cactus que, segundo a montadora, é um veículo minimalista com estilo atraente e lúdico, que visa a democratizar a tecnologia híbrida HDi, tornando-a financeiramente acessível, ou seja, com custo de fabricação próximo ao do C4.

Da lista dos verdes também fazem parte o Porsche Cayenne híbrido, a linha Bluemotion da Volkswagen, o GM Ecoflex e o Fiat Panda Hybrid, entre outros.

Para se ter uma idéia da preocupação das marcas com o tema, os veículos que fazem o transporte de jornalistas entre um pavilhão e outro são movidos somente com esse tipo de tecnologia.

Por Anelisa Lopes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.