NOTÍCIA ANTERIOR
Variado e barato, comer em Pequim é negócio da China
PRÓXIMA NOTÍCIA
Submarino volta a ser atração na Cidade da Criança
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/05/2011 | Turismo
Saiba como será o city tour oficial de São Paulo
Sete ônibus turísticos de dois andares irão engrossar a frota da cidade de São Paulo a partir de 2012. Diferente de grande parte dos mais de sete milhões de veículos que rodam atualmente pela capital paulista, eles não devem engrossar as filas de trânsito com passageiros apressados. Esses ônibus estarão disponíveis aos turistas e àqueles que tenham interesse em, sem pressa, conhecer um pouco do outro lado da “capital dos negócios” do Brasil.

Depois de quase dois anos de projeto, o primeiro city tour oficial de São Paulo deve sair do papel no primeiro semestre do próximo ano e será organizado pela SPTuris (São Paulo Turismo). O circuito contará com nove paradas, que incluem os principais e mais famosos pontos da cidade: estação da Luz, mercado municipal, praça da República, estádio do Pacaembu, avenida Paulista, parque do Ibirapuera, Liberdade, pateo do Collegio e o Teatro Municipal. A SPTuris ainda analisa a inclusão do centro cultural Vergueiro no circuito.

Segundo a assessora especial da SPTuris e uma das responsáveis pelo City Tour, Maria Fonseca, a escolha desses locais ocorreu após a realização de pesquisas sobre quais as atrações que os turistas mais procuram na capital paulista.

- Pensamos também em pontos que abrangessem outros [interesses] nos arredores, como a [estação da] Luz, por exemplo, que tem uns dez pontos a serem visitados em torno dela.

Ao comprar o bilhete, que deverá custar entre R$ 20 e R$ 60, o interessado poderá escolher entre fazer um passeio panorâmico ou descer nas paradas, de acordo com Maria.

- A volta total no circuito sem descida será de 3h30. Já para quem quiser conhecer as atrações, nós projetamos que um ônibus passe um intervalo de uma hora em cada ponto. O mesmo bilhete dá a chance de a pessoa descer e subir quantas vezes quiser [no veículo] em um dia.

Com dois andares, os ônibus que farão o City Tour de São Paulo terão espaço para 46 pessoas na parte superior, e para outros 20 passageiros na parte de baixo. A proposta inicial é de que sejam oferecidas informações sobre as atrações do circuito em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Para a coordenadora do curso de turismo da USP (Universidade de São Paulo), Débora Cordeiro Braga, o novo serviço não será interessante apenas para turistas.

- É fundamental que São Paulo tenha um city tour, não só para o turismo, mas para a população local também. É uma forma de conhecer os principais atrativos da cidade, sem pegar o transtorno do transporte público. Fiz uma pesquisa com pessoas que frequentam feiras comerciais e, surpreendentemente, eles têm interesse em conhecer o lado turístico da cidade.

Lentidão no trânsito
Para evitar que os ônibus do circuito entrem em congestionamentos, a SP Turis informa que foram pensadas rotas alternativas.

- Dentro da rota, se tentará evitar pegar as vias mais congestionadas. Porém, esse tipo de veículo, tradicionalmente, anda mesmo devagar. Ele faz 15 km/h, em média, mesmo sem trânsito.

Nesta etapa de desenvolvimento do projeto, um grupo formado pela São Paulo Turismo, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans e Secretaria Municipal de Transporte está cuidando de todos os detalhes do primeiro city tour oficial da cidade. A ideia, porém, é que posteriormente o serviço seja executado pela iniciativa privada. Segundo a SPTuris, um edital será aberto para empresas que queiram concorrer ao serviço.

Circuito em outras cidades
Outras capitais do Brasil como Salvador, Brasília, Porto Alegre e Curitiba já têm disponível o serviço de city tour. Em Curitiba, por exemplo, o percurso do passeio oficial tem 44 km e é percorrido em cerca de duas horas.

O roteiro, que também é percorrido em ônibus de dois andares, começa na praça Tiradentes, marco zero da cidade, e tem 24 paradas. O passageiro compra cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques ao longo do trajeto.

Por Vanessa Sulina - R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.