NOTÍCIA ANTERIOR
Com nova lei, consórcios podem aquecer venda de veículos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Indústria acelera e produção de veículos quase dobra em janeiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2009 | Veículos
Saiba como cuidar do sistema de refrigeração do motor do seu carro
Muitos motoristas já ouviram falar, já viram, ou foram vítimas mesmo, de um carro que o motor ferveu. Ou seja, de um automóvel cuja temperatura do motor excedeu-se e parou de funcionar. O sistema encarregado de fazer a refrigeração do motor chama-se arrefecimento. Poucos se dão ao trabalho de zelar para que esse mecanismo funcione corretamente e não o deixe na mão. Na prática a maior parte dos motoristas só pede para que o frentista do posto cheque o nível da água. Pois saiba que isso não basta.

Antes vamos entender o sistema de arrefecimento. Alguns motores, como o do Fusca, por exemplo, são refrigerados a ar, ou seja, não possuem circulação de água internamente. Esse sistema retira o calor do motor diretamente para o ambiente. O método de funcionamento e fazer o ar quente passar por algumas aletas encarregadas de refrigerá-lo. Ele entra quente e sai esfriado. O ar pode ser conduzido ao motor por efeito dinâmico ou forçado por um ventilador ou mesmo turbina. Já a maioria dos motores é refrigerada a

A água passa pelo bloco do motor e refrigera a parte metálica que se encontra com temperatura elevada. Assim o líquido esquenta e vai para o radiador e então a temperatura da água baixa, logo ela volta ao sistema para trocar calor novamente com o bloco do motor. Esse sistema faz com que o motor mantenha uma temperatura estabilizada.

Para se ter uma idéia das temperaturas internas do motor observe a tabela abaixo:

Etapa Temperatura
- Passagem da mistura de ar/combustível pelo coletor de admissão 120ºC

- Compressão da mistura dentro do cilindro 300ºC a 600ºC

- Combustão da mistura 2.000ºC a 3.000ºC

- Saída dos gases resultantes pelo coletor de escapamento 1.300ºC a 1.600ºC

Componentes do sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é composto pelos seguintes itens:

- Radiador
Equipamento cuja finalidade é fazer a troca de calor da água aquecida pelo motor para o ar ambiente a fim de manter a temperatura do motor dentro níveis estabelecidos pelo fabricante.

- Reservatório de água ou de expansão
Recipiente destinado a armazenar água. O liquido de refrigeração do motor, normalmente se perderia por expansão ou evaporação, para evitar isso esse liquido é recolhido nesse reservatório de plástico semitransparente para possibilitar a visualização do nível.

Desse modo, o sistema é mantido plenamente cheio e assim não requer reabastecimento constante de água. Muito o chamam de sistema de circuito selado.

- Válvula termostática
É uma válvula destinada a ajustar o fluxo de água entre o motor e o radiador. Com o motor em funcionamento, ainda frio, o fluxo de água para o radiador fica temporariamente interrompido a fim de facilitar o aquecimento do motor. Por volta dos 70ºC a válvula se abre para que a água circule e chegue ao radiador. A válvula também trabalha para o sentido oposto, quando a temperatura externa é muito fria e o motor tende a esfriar abaixo do mínimo indicado pelo fabricante. Assim ela fecha para permitir que o motor se aqueça.

- Ventilador
Trata-se de uma hélice destinada a aumentar o fluxo de ar pelo radiador, principalmente quando o automóvel encontra-se parado, mas com o motor em funcionamento. Ou então em tráfegos pesados, cujo veículo anda em baixa velocidade. Alguns carros contam com hélice mecânica, movimentada pelo próprio motor, outros contam com ventoinhas, sistema elétrico que aciona apenas quando o motor atinge altas temperaturas.

- Bomba d'água
A bomba faz circular o liquido de arrefecimento entre o motor o radiador. É Acionada pelo virabrequim, mas alguns motores contam com bombas elétricas.

Como cuidar do motor do seu carro

Algumas dicas para manter o sistema em ordem são fundamentais. Primeiro deve se fazer uma inspeção semanal no reservatório de água do motor. Se tiver dúvidas onde encontrar o reservatório no habitáculo do motor, verifique o manual do proprietário. O ideal é que essa medição seja feita com o motor frio, mas, se não for possível, tome cuidado para abrir a tampa. O sistema é pressurizado e assim pode ocorrer de a água esguichar se a tampa for aberta de repente.

Se o nível estiver abaixo da indicação de nível mínimo, será preciso completar a água. Mas não se deve completar apenas com água normal, também é preciso adicionar na proporção necessária o liquido de arrefecimento, muito conhecido por aditivo da água. Se o nível de água começar a baixar freqüentemente será preciso levar o carro a uma oficina para averiguar o sistema.

O sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor. A conseqüência será uma só: o motor poderá fundir. Ao manter essa rotina, a água do arrefecimento estará sempre limpa, geralmente mantendo a cor do aditivo, que manterá a temperatura do motor sempre equilibrada.

Por Ricardo Lopes da Fonseca - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7736 dias no ar.