NOTÍCIA ANTERIOR
''Sem software, não há inovação'', diz ministro da ciência e tecnologia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após 25 anos, Microsoft muda logotipo da empresa
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2012 | Informática
Saiba como configurar o recurso de geolocalização do Instagram
Saiba como configurar o recurso de geolocalização do Instagram (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Com a versão 3.0 do Instagram é possível adicionar a localização de onde as fotos foram feitas.

Anunciada na última quinta-feira (16), a versão 3.0 do Instagram tem como principal novidade a criação de um mapa no qual o usuário pode compartilhar a localização de onde suas fotos foram feitas. A coluna Tira-dúvidas irá apresentar como configurar e tirar proveito dessa nova funcionalidade.

Novidades do aplicativo
A primeira providência é atualizar a nova versão do aplicativo, que já está disponível para os sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google. Nessa versão o, usuário irá perceber mudanças significativas no visual e principalmente na experiência de navegação. Também ficou evidente uma melhora de desempenho ao pesquisar e exibir as imagens.

Para adicionar uma foto no mapa do Instagram, acesse o aplicativo, clique na opção “Photo Map” localizada na tela com os dados do perfil do usuário. Como será o primeiro acesso, o mapa ainda não estará preenchido. Então, basta compartilhar alguma foto.

O aplicativo não inclui automaticamente fotos no mapa. No momento em que uma imagem for compartilhada, o usuário terá que clicar em “Adicionar em seu Mapa” toda vez que quiser publicar a sua localização.

Por se tratar da primeira inclusão de fotos no mapa, o processo pode parecer burocrático, pois será preciso autorizar e confirmar o compartilhamento. Isso porque o usuário tem que levar em consideração aspectos de privacidade, já que todos poderão visualizar onde a foto foi tirada. O recurso, que permite a adição da localização, usa a busca do Foursquare para facilitar a seleção de lugares públicos.

E, se por alguma razão, for conveniente apagar a localização de uma foto já publicada, é possível removê-la a qualquer momento sem que a foto seja excluída.

Assim como o usuário poderá visualizar as fotos publicadas no seu mapa, ele também poderá visualizar o mapa dos seus contatos. A navegação no mapa é muito intuitiva, basta usar o zoom da tela para visualizar em mais detalhes os mapas, assim como reduzir o zoom e obter uma visualização ampla da distribuição dos mapas em todo o mundo.

Cuidando da privacidade
O recurso de geolocalização do Instagram torna o aplicativo ainda mais interessante, mas é preciso avaliar com cautela o seu uso. Por se tratar de uma publicação em que a posição geográfica se torna acessível a todos os usuários, é preciso ter em mente os possíveis riscos dessa exposição.

A regra para garantir a privacidade do usuário é ter bom senso. Se o usuário não se quer que estranhos visualizem a sua localização, ou mesmo o evento em que a foto foi tirada, talvez seja mais apropriado apenas publicar a foto sem adicioná-la ao mapa.
Comentar

Por Ronaldo Prass - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.