NOTÍCIA ANTERIOR
Mercados apresentam propostas para evitar volta das sacolinhas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Redes de varejo retomam hoje distribuição de sacolas plásticas
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2012 | Geral
Sacolas plásticas voltam aos supermercados em 24h
Sacolas plásticas voltam aos supermercados em 24h  Supermercados têm até quinta-feira para voltar a distribuir sacolas plásticas. Foto: Amanda Perobelli
Supermercados têm até quinta-feira para voltar a distribuir sacolas plásticas. Foto: Amanda Perobelli
Apas disse que já orientou seus associados sobre decisão, mas garante que irá recorrer à decisão judicial

As idas e vindas das sacolas plásticas ganhou mais um capítulo na noite desta segunda-feira (25/06). Após uma semana do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que abolia a distribuição das sacolionhas ter sido rejeitado pelo Conselho Superior do Ministério Público, nesta segunda foi a vez da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da Capital, determinar o retorno da distribuição das unidades. A decisão vale para todo o Estado.

De acordo com a decisão da magistrada, os supermercados teriam prazo de 48 horas para reiniciar a distribuição das sacolas plásticas. Sendo assim, a partir desta quinta-feira (28/06), todas as redes devem fornecer sacolas em quantidade suficientes para que os consumidores transportem as compras gratuitamente.

A decisão judicial fixa, ainda, o prazo subsequente de 30 dias para que os estabelecimentos passem a fornecer, também gratuitamente e em quantidade suficiente, um conjunto de opções de embalagens, o que garante ao consumidor liberdade de escolha.

A Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos) comemorou a decisão. Para a entidade, a população será a maior beneficiada, pois estava pagando pela sacola plástica – que tinha o custo embutido nos preços dos produtos –, sem recebê-la e ainda precisava pagar pelo saco de lixo para descartar o lixo doméstico. A Plastivida também destacou que a decisão cria as condições para que a sociedade volte a discutir consumo responsável ao invés de banimento.

Em nota, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) disse que recebeu com tranquilidade a decisão da 1ª Vara Central da Capital, visto que os supermercados jamais deixaram de oferecer uma alternativa gratuita para os consumidores portarem as compras. No entanto, a Associação informou que entrará com recurso na tentativa de prosseguir com a campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis no Estado. A entidade ainda informou que já instruiu os associados a cumprirem a decisão.

Fim do acordo - A suspensão das sacolinhas descartáveis é discutida desde o ano passado. O fim da distribuição veio em janeiro de 2012 com a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Diante das reclamações, o Ministério Público e o Procon intervieram e deram prazo de dois meses para os consumidores se adaptassem.

Em abril, a suspensão parecia ser definitiva, entretanto, a Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos), o Indecon (Instituto de Defesa do Consumidor) e SOS Consumidor moveram ação e conseguiram derrubar o TAC assinado entre Associação e governo do Estado. Agora, a decisão da volta das sacolas plásticas partiu da Justiça.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.