NOTÍCIA ANTERIOR
Liminar garante reabertura da Chocolândia em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ambulantes vão à Câmara de Ribeirão pedir local para trabalhar
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2013 | Política
Sabesp quer aumento de tarifa, mas municípios contestam legalidade
Sabesp quer aumento de tarifa, mas municípios contestam legalidade Autarquias no ABCD querem esclarecimentos sobre aumento de tarifa. Foto: Edmilson Magalhães
Autarquias no ABCD querem esclarecimentos sobre aumento de tarifa. Foto: Edmilson Magalhães
Superintendente do Semasa afirma que empresa estadual quer impor 2,54% de reajuste em tarifa sem aprovação de Agência Reguladora

A Sabesp quer aumentar em 2,54% a tarifa de tratamento de esgoto. Os municípios do ABCD que têm autarquias na área de saneamento, porém, não concordam e querem reunião para tratar do assunto com a presidente da empresa estadual, Dilma Pena. Há um mês o Consórcio Intermunicipal, entidade composta por sete prefeitos da Região, enviou carta questionando o aumento, mas até o momento não houve retorno.

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ney Vaz, também apontou suposta ilegalidade no aumento em setembro, porque a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento do Estado de São Paulo) ainda não aprovou o reajuste. “Faz um mês que mandamos carta questionando o aumento que nos foi imposto. Queremos também melhorar o diálogo com a Sabesp, que hoje não existe”, afirmou Ney Vaz.

Em nota oficial, o Consórcio informou ter enviado, através de sua Secretaria Executiva, em 23 de julho, ofício à presid ente da Sabesp, Dilma Pena, com cópia para a agência reguladora Arsesp, no qual solicitou “esclarecimentos sobre a aplicação da cláusula de reajuste contratual da companhia estadual para a prestação de serviços de fornecimento de água por atacado e de interceptação, transporte e tratamento dos esgotos sanitários coletados” nos municípios não operados pela Sabesp, excetuando-se o município de Mauá para esgotamento sanitário porque o serviço é prestado pela empresa Foz do Brasil.

No mesmo documento, a entidade regional pediu também uma reunião para tratar do assunto. “Até o momento, não houve resposta”, afirmou a nota do Consórcio Intermunicipal.

Aumento - Dos municípios que possuem autarquias, Diadema, São Caetano e Santo André, somente esse último informou a despesa que tem com o tratamento de esgoto. “O Semasa gasta atualmente R$ 13 milhões com o tratamento de esgoto por ano. A partir de setembro, o aumento represe ntará um acréscimo total de R$ 165 mil no repasse à Sabesp até o final deste ano”, informou a autarquia. “É fundamental destacar que não haverá aumento na conta de saneamento do munícipe esse ano”, completou nota do Semasa.

A Sabesp se recusou a responder a todos os questionamentos feitos pela reportagem do ABCD MAIOR sobre o assunto.

Arsesp quer informações de empresa estadual

A Arsesp publicou, em seu site na internet, comunicado informando que ainda não aprovou o aumento das tarifas sugerido pela Sabesp. “Por identificar significativas inconsistências metodológicas e quantitativas no laudo dos ativos apresentados pela Sabesp - que impossibilita sua utilização imediata -, a Diretoria Colegiada da Arsesp decidiu manter suspensas as etapas do processo de Revisão Tarifária da concessionária”, diz a nota.

De acordo com a Agência Reguladora, não houve quórum da Diretoria Colegiada da Agência para a votação. “Com a posse de Genésio Betiol Jr., a Diretoria foi recomposta pelo número mínimo de 3 diretores necessários para deliberar. Contudo, a conclusão da Diretoria é de que as informações precisam ser reformuladas para dar prosseguimento ao processo”, informou a Arsesp que deu um prazo de 30 dias à Sabesp para apresentação de novas informações.

“Caso não o faça, a Diretoria deliberará sobre a base de ativos a ser adotada, bem como estabelecerá o novo cronograma para conclusão da Revisão Tarifária”, concluiu a Arsesp.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.