NOTÍCIA ANTERIOR
Estudante do ABCD terá passe livre a partir de janeiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ribeirão Pires é cidade que mais desmata
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2014 | Setecidades
Sabesp irá sobretaxar tarifa de quem elevar consumo de água
Sabesp irá sobretaxar tarifa de quem elevar consumo de água Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que os consumidores que elevarem o consumo de água nos 31 municípios atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na Região Metropolitana serão sobretaxados em até 50% do valor total da fatura. A medida, que começa a vigorar no dia 1º de janeiro, faz parte de pacote de providências adotadas para minimizar os impactos da crise hídrica e garantir o abastecimento.

Quem elevar o consumo em até 20% em relação à média individual entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014 terá adicional de 20% na conta. Se o aumento for superior, o acréscimo na fatura será de 50%. Chamada por Alckmin de tarifa de contingência, a medida não inclui os clientes cujo gasto mensal é de até 10 m³, mesmo que haja alta – desde que não ultrapasse o limite. Cerca de 56% dos moradores da Grande São Paulo estão nessa faixa.

“A medida não tem caráter punitivo nem arrecadatório, mas educativo e de participação. Se todo mundo participar, não vai faltar”, afirmou o governador. Segundo ele, cerca de 20% dos usuários da Região Metropolitana não economizaram água desde fevereiro, quando foi criado o desconto para os consumidores que diminuem o uso. O bônus, que foi ampliado em novembro e estava previsto para ser encerrado neste ano, foi prorrogado até dezembro de 2015.

O tucano garante que os clientes que justificarem o aumento de consumo não serão penalizados. “Se uma família estava em uma casa e, de repente, outra família se muda para lá. Eram quatro pessoas, agora são oito. Tudo bem, está perfeitamente justificado”, exemplifica. A explicação deve ser feita por meio de requerimento enviado à Sabesp.

Outra deliberação do governo paulista é a distribuição gratuita dos chamados kits economizadores, compostos por quatro dispositivos que deverão ser instalados nas torneiras com o objetivo de diminuir o fluxo de saída de água. A entrega será feita por equipes da Sabesp durante visitas para leitura de hidrômetros.

Foi anunciada ainda a distribuição, também sem custo ao usuário, de caixas-d’água com capacidade de 500 litros para famílias que ganhem até três salários mínimos e morem em áreas com problemas de abastecimento. “Queremos que todos tenham reservação para 24 horas. A Organização Mundial da Saúde estabelece que o consumo ideal é de 110 litros por pessoa/dia. Então, quatro pessoas utilizam 440 litros por dia”, calcula Alckmin.

A Sabesp identificou cerca de 10 mil clientes que irão receber os equipamentos logo de início. O chefe do Palácio dos Bandeirantes admite que o número pode aumentar com o passar do tempo. Cada caixa custará ao governo em torno de R$ 120.

São Caetano não descarta aplicar multa

Iniciada há três semanas, a Patrulha DAE (Departamento de Água e Esgoto) Pela Proteção da Água, promovida em São Caetano, ampliou o percentual de economia na cidade, que passou de 15% para 17%. A meta é chegar a pelo menos 20%. Mesmo assim, o diretor-geral da autarquia, Welington Kalil, não descarta a aplicação de multas para quem não reduzir o consumo. “Neste momento o foco são as campanhas, mas estamos diante da pior seca dos últimos 84 anos e continua sem chover. Se for necessário adotar (a punição para quem gastar demais), faremos.”

Antes da implantação da patrulha, o DAE recebia média diária de cinco denúncias de desperdício. Hoje o número subiu para 30 ligações diariamente. Dois veículos caracterizados, com giroflex azul e sirene, patrulham a cidade.

“Somada às outras ações, iniciadas em fevereiro, deixamos de comprar da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) 103,2 litros por segundo do Sistema Cantareira, do qual somos totalmente dependentes. É como se, mensalmente, todas as torneiras do município ficassem fechadas por seis dias”, afirma Kalil.

Para evitar o racionamento, os moradores foram incentivados a denunciar por meio do Disque Combate Desperdício 2181-1888 ou por e-mail (denuncia@daescs.sp.gov.br) casos como lavagens com mangueira de carros, calçadas, quintais, pátios e fachadas de condomínio e rega de plantas e jardins, vazamentos, entre outros. “Os moradores abordados desperdiçando têm recebido bem a patrulha. Nosso objetivo é de conscientização”, destaca Kalil.

A cidade investe na sensibilização. Com a chegada da estação mais quente, a autarquia lança a campanha Verão com água é muito melhor!, que começou neste mês e já está presente na cidade. Nas abordagens, são distribuídos materiais específicos com dicas de economia. (Camila Galvez)

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.