NOTÍCIA ANTERIOR
Ministério autoriza prefeituras a emitir carteira de trabalho para imigrantes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sabesp aplica aumento de 15,2% na água a partir desta quinta
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/06/2015 | Geral
Sabesp conclui ligação entre adutoras para reduzir uso de água do Cantareira
 Sabesp conclui ligação entre adutoras para reduzir uso de água do Cantareira Foto: Vagner Campos/ A2
Foto: Vagner Campos/ A2
A Sabesp informa que concluiu no último sábado, 30, uma nova ligação entre duas adutoras na Vila Ema, na zona leste da capital paulista, ampliando o transporte de água pelo aqueduto do Sistema Rio Claro, uma tubulação de 80 km de extensão que parte da cidade de Salesópolis. A conexão passa a transferir água para uma adutora de aço que segue até a Mooca. Segundo a companhia, trata-se de mais uma obra que reduz o uso da água do Sistema Cantareira.

Ainda de acordo com o comunicado, com a obra, agora são enviados mais 500 litros de água por segundo do Sistema Rio Claro, volume suficiente para abastecer cerca de 200 mil pessoas, para bairros como Mooca, São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba - que antes eram atendidos principalmente pelo Cantareira.

A estatal paulista ressalta que, no período anterior à crise hídrica, o Sistema Cantareira, o mais afetado pela seca, atendia cerca de 8,8 milhões de clientes. Agora, são 5,2 milhões de pessoas atendidas. Já o Sistema Rio Claro passa a ser responsável pelo atendimento de 1,7 milhão de pessoas.

Até 2013, segundo a Sabesp, o Sistema Cantareira fornecia cerca de 80% da água consumida nos bairros citados, enquanto os 20% restantes vinham do Sistema Rio Claro. "Obras executadas pela Sabesp desde o ano passado já haviam feito com que o Cantareira atendesse menos a região da Mooca, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba", afirma a empresa, na nota.

"A nova ligação concluída no último sábado faz com que 80% do fornecimento para esses bairros seja do Rio Claro, com os 20% restantes provenientes do Cantareira. A contribuição de cada sistema pode variar de acordo com a demanda e a disponibilidade, por meio de ajustes realizados pela Sabesp de forma rápida e ágil", destaca a empresa.

A Sabesp acrescenta que o aqueduto do Sistema Rio Claro, que parte de Salesópolis, é uma tubulação de concreto de 2,7 metros de altura e 80 km de extensão, que atravessa a zona leste da cidade de São Paulo.

Por Estadão Conteúdo - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.