NOTÍCIA ANTERIOR
Rodovias de SP devem receber mais de 1,8 milhão de veículos na Páscoa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo só tem verba para reparo em rodovias até agosto
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/03/2016 | Geral
Sabesp anuncia fim do bônus para quem economiza água
Sabesp anuncia fim do bônus para quem economiza água Reservatórios secaram com a evolução da crise hídrica. Foto: Luiz Augusto Daidone
Reservatórios secaram com a evolução da crise hídrica. Foto: Luiz Augusto Daidone
Cancelamento começa a valer para leituras de consumo a partir de maio

A Sabesp anunciou o fim do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água e da Tarifa de Contingência, que concediam bônus para consumidores que economizassem água. O cancelamento vai entrar em vigor a partir das leituras de consumo de 1º de maio.

Ainda em dezembro do ano passado, a empresa havia solicitado à Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) a extensão do programa de incentivo à economia, mas avalia agora que a crise hídrica já ultrapassou seu pior período.

Crise hídrica

A Região Metropolitana viveu nos últimos dois anos a pior crise de abastecimento de água desde os anos 1930. A falta de investimentos em obras e na formação de novos reservatórios foi apontada como fator importante que agravou a crise com a escassez de chuvas a partir de 2014.

A pior situação se verificou no chamado sistema Cantareira, um grupo de reservatórios na região norte da Grande São Paulo que praticamente ficou seco. O segundo sistema de represas de abastecimento, o sistema Alto Tietê, também secou, até por conta da maior retirada de água de seus reservatórios diante da situação do sistema Cantareira.

Diante do agravamento da crise hídrica, a Sabes iniciou o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água e da Tarifa de Contingência, be Como uma série de obras de emergência para reduzir a crise, entre elas o bombeamento da água do reservatório Rio Grande, no ABCD, para o sistema Alto Tietê. Vários bairros da Região e de outras cidades da Região Metropolitana sofreram com a falta de água nas torneiras, principalmente os bairros da periferia.

Alertas

Há mais de 10 anos, especialistas chegaram a alertar o governo do Estado e a Sabesp sobre o crescimento do consumo de água e da possível crise diante da falta de investimentos. No entanto, o volume de água garantido a empresas que assinaram contratos de demanda firme com a Sabesp aumentou 92 vezes em dez anos.

Somente em 2005 foram reservados 266 milhões de litros para oito clientes. Em 2014 foram 24 bilhões de litros, destinados a 526 grandes consumidores. Os contratos estabelecem uma tarifa reduzida para aqueles que se comprometerem a pagar por um determinado volume mensal mínimo. A Sabesp negocia suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque e repassa lucros a seus acionistas.

Veja abaixo a nota distribuída pela SAbesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (BM&FBovespa: SBSP3; NYSE: SBS), em atendimento à Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, e atualizações, vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que em 24 de março de 2016:

Considerando que:

a) Em 22 de dezembro de 2015, através do oficio P-0739 a Sabesp solicitou à ARSESP a extensão do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água e da Tarifa de Contingência para o final de 2016 ou até que houvesse maior previsibilidade da situação hídrica;

b) Os principais investimentos para aumentar a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo já estão em operação ou com obras em execução; e

c) A situação hídrica atual permite uma maior previsibilidade sobre as condições dos mananciais.

1) O Conselho de Administração, nos termos do inciso VI do Artigo 13 do Estatuto Social, ouvida a Diretoria Colegiada, autorizou a Companhia a pleitear junto à ARSESP o cancelamento, a partir das leituras de consumo de 1 de maio de 2016, do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água, por meio da Concessão de Bonificação na Conta de Água e Esgoto – Bônus, e da Tarifa de Contingência, incidente sobre a conta de água.

2) A Companhia protocolou na ARSESP o pedido de cancelamento do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água e da Tarifa de Contingência.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.