NOTÍCIA ANTERIOR
BMW, Volvo, Subaru e Kia têm novidades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Honda Fit chega ao mercado mais caro e sem câmbio CVT
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2008 | Veículos
Saber envelhecer
A história de um automóvel de sucesso não se escreve apenas pelas unidades que vende ou pela marca que carrega sobre o capô. Um mito, antes de mais nada, deve encantar enquanto é produzido e deixar saudades quando sai de linha. Um exemplo disso é o Citroën 2 CV, que neste ano completa 60 anos.

Sua primeira aparição ocorreu em 1948, no Salão de Paris. "Ele tem o DNA do gênio", elogia Roberto Nasser, curador do Museu do Automóvel, em Brasília. "O 2 CV é um dos ícones da indústria automotiva, ao lado do Ford T e do Volkswagen Fusca", completa.

Inicialmente, o francês trazia motor de 375 cm³ que chegava a 60 km/h e fazia de 20 a 25 km/l. Já o design, logo de cara, causou espanto. Porém, rapidamente caiu no gosto popular. "É um carro para aguentar desaforo", elogia Nasser.

Desde então, o dedeuche - como o modelo era chamado carinhosamente na França - passou a ganhar o mundo. Na América do Sul foi produzido na Argentina, onde ainda é possível ver algumas unidades rodando.

No entanto, para a tristeza dos apaixonados pelo simpático carrinho, o 2 CV parou de ser produzido em 27 de julho de 1990, em Portugal. Ao todo, entre suas diversas versões - sedãs e picapes - foram produzidas exatas 5.132.969 unidades do 2 CV. É, ou não é, uma trajetória de sucesso?

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.