NOTÍCIA ANTERIOR
Mini Cooper Coupé chega em outubro ao Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motorista de SP poderá obter CNH definitiva sem ter de ir ao Detran
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/06/2011 | Veículos
Saab volta a interromper produção
Endividada, montadora sueca chegou a parar por dois meses neste ano.

Problema agora é falta de fornecimento de peças.

Duas semanas após retomar a produção parada por quase dois meses devido a problemas financeiros, a montadora sueca Saab voltou a suspender operações na última terça-feira (7). O motivo agora é a falta de peças enviadas por fornecedores.

Alguns ainda estariam aguardando pagamento da Saab e um outro fornecedor, a Lear, que praticamente atende apenas a marca, deu licença remunerada a seus funcionários até o fim da semana.

"Todos queremos que a Saab sobreviva, mas as dúvidas são muitas", disse Svenaake Berglie, diretor de um dos fornecedores, a FKG, à agência TT news.

A Saab diz que não pode continuar a produzir porque não tem estoque de peças. "Trabalhamos no sistema 'just in time', por isso não temos grande estoque de diferentes componentes, só o que é necessário para o momento", diz a porta-voz Gunilla Gustav à France Presse. "A produção foi paralisada ontem à tarde. Hoje cedo trabalhamos na montagem, mas durante boa parte do dia parou tudo e continuará assim", afirma Gunilla. A meta de produção para a semana foi reduzida.

Spyker muda de nome e confirma investimento chinês na Saab A Saab, que pertencia à General Motors, foi vendida por US$ 400 milhões para a holandesa Spyker, fabricante de carros de luxo em 2010, quando a montadora norte-americana tentava sair de sua pior crise. Foram meses de negociação e a marca quase foi extinta.

Em março, a Saab suspendeu a produção porque não tinha como pagar os fornecedores. No mês passado, anunciou uma parceria de 30 milhões de euros com o grupo chinês Pang Da Automobile, o que permitiu a retomada das atividades no último dia 27. O acordo ainda está sujeito à aprovação dos governos chinês e sueco, do Banco Europeu de Investimento e também da GM. Dias antes, uma tentativa de parceria com outra empresa da China, a Hawtai Motor Group Company Limited, não foi concretizada.

Para incrementar a saúde financeira, a Saab também irá se reunir com o Banco Europeu de Investimentos para solicitar empréstimo de outros 29,1 milhões de euros. Atualmente, a montadora tem 3.800 funcionários.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.