NOTÍCIA ANTERIOR
Casas abandonadas dificultam combate ao Aedes na Região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Normalização das vacinas ocorre até dia 15 de março
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/02/2016 | Setecidades
Roubos crescem no Grande ABC
Roubos crescem no Grande ABC Foto de divulgação
Foto de divulgação
O Grande ABC continua reduzindo a criminalidade, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública). Porém, apesar da queda de homicídios (-38,10%), furto (-9,26%), roubo de veículos (-3,12%) e furto de veículos (-12,82%), os roubos em geral aumentaram 15,56%.

A comparação é feita entre dados de janeiro de 2015 e o mês passado. Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, a maioria desses casos é de roubo a transeuntes, principalmente de celulares. Mesmo com o aumento de 23% das abordagens para tentar coibir o indicador, segundo o comandante, a corporação prepara campanha de conscientização. “As pessoas precisam ter em mente o fato de que a conduta pode ser significativa para evitar o crime. É importante que haja essa conscientização, que já é muito utilizada em países onde os indicadores criminais são menores. Apesar de nossos policiais já fornecerem essas orientações, pensamos em intensificar mais ainda a divulgação”, disse.

A campanha deve ser feita nos moldes do Natal Seguro, com divulgação por meio de panfletos por todos os batalhões. No momento, ainda não é possível estabelecer data de início, já que há busca por interessados em parcerias. “O ladrão age em uma relação de custo benefício. Se tiver dois veículos, um com sistema de alarmes e outro não, ele vai se dirigir ao que não tem. Se as pessoas, em um ponto de ônibus, têm em suas mãos valores de R$ 300 a R$ 500 ou mais no celular, fica muito fácil para o criminoso”, afirmou.

O crime também gera preocupação para a Polícia Civil da região. Segundo o delegado assistente da Seccional de Santo André, também responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Alexandre Cattani, o roubo é a modalidade mais difícil de se combater. “Dentro dele também estão outros tipos de crimes, como o roubo a residências e comércios, fora os registros da internet, onde há muita falsa comunicação e falta de informação. A Seccional tem se preocupado bastante, por isso fazemos operações só para coibir esse tipo de crime nos pontos de ônibus, das 6h às 9h, e também à noite”.

Além disso, os policiais civis também realizam buscas em comércios que consertam e revendem celulares. Caso o proprietário não comprove a origem do aparelho, pode ser autuado e preso por receptação. “São apreendidos centenas todos os meses. Na delegacia pesquisamos o número do Imei para ver se o celular está na relação dos roubados e furtados”, explicou.

Na Seccional de São Bernardo, responsável ainda por São Caetano, as operações também estão sendo realizadas. Conforme o delegado seccional Aldo Galiano Júnior, até a tarde de ontem tinham sido apreendidos 12 celulares novos e 536 usados em operação. Nenhum desses aparelhos tinha procedência comprovada.

“A tendência é que os furtos também tenham aumento. Por isso, iniciamos o combate à receptação com realização de diversas operações como a de hoje (ontem).”

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.