NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete promete gestão popular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá, movimento sindical turbina campanha de Donisete
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2012 | Cidade
Roubo e furto de veículos disparam
Modalidades criminais que mais preocupam as polícias do Grande ABC, os roubos e furtos de veículos voltaram a apresentar crescimento na região de acordo com as estatísticas criminais de setembro divulgadas ontem pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Diadema e Mauá foram as mais preocupantes, com aumento de 27,5% e 32,1%, respectivamente, no balanço dos nove primeiros meses do ano (veja números na tabela ao lado).

No geral, as sete cidades tiveram aumento menor que o Estado dos índices se comparado janeiro a setembro deste ano com o mesmo período em 2011. Entretanto, apenas São Bernardo e São Caetano mostraram queda no roubo e furto de autos.

Para o comandante interino da Polícia Militar na região, coronel José Belantoni Filho, o exemplo são-caetanense (leia ao lado) - de intensificar a averiguação de motoqueiros e reforçar o monitoramento das divisas - deve ser usados nas outras cidades.

"Foram fortalecidas as rondas focadas em bloqueio dos motoqueiros, porque verificamos que grande parte desses crimes é praticada por eles", disse.

Identificar os pontos onde mais ocorrem os casos é outro caminho para combater o crime. Comandante da corporação em Diadema, o coronel Ricardo Zycham de Moraes diz que o mapeamento está concluído e que serão adotadas rondas com uso de bicicleta, a serem implantadas até o mês que vem (a previsão era outubro), para aumentar a presença policial. "É a forma mais ágil para se demonstrar a presença policial", disse.

Exibir que a polícia está presente é útil, na avaliação do especialista em Segurança pública, ex-coronel da corporação e ex-secretário nacional de Segurança José Vicente da Silva Filho. "Onde há espaço, a prática criminal vai se fixando no local", afirmou.

"A função da polícia é monitorar esses indicadores e ver o que está motivando esse crescimento", completou o especialista. Segundo levantamento da Polícia Militar, o fato de o Grande ABC ser a principal ligação entre Litoral e Capital oferece migração do crime.

Outros fatores, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de peças desses veículos nos desmanches clandestinos influenciam. Mas a Polícia Militar mostra que o índice de cerca de 60% dos carros e motos que são levados de seus donos na região e são recuperados pelas autoridades segue sem alterações. A média é de 160 veículos devolvidos mensalmente. No restante do Estado, esse número é de 60.

"As lideranças policiais da região têm de observar esses números, monitorar os indicadores e identificar quais os pontos onde os criminosos mais atuam para poder brecar de vez esse aumento", apontou Silva Filho.

São Caetano reduz esse tipo de crime em 35%

Com frota de veículos que tem a maior proporção de carros por habitante no Grande ABC - são 149.263 moradores para 129.209 automóveis, média de 0,86 -, São Caetano apontou redução de 35,6% em roubo e furto de veículos nos nove primeiros meses do ano, conforme a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

O comandante da Polícia Militar no município, capitão Wilson Nobukavu Kagawa, explicou que os números positivos são resultado de trabalho intensivo da corporação contra esse tipo de delito, principalmente o fortalecimento de rondas nas divisas com foco em abordagens a motociclistas. "A cidade conta com grande participação da população, que nos informa onde estão acontecendo os casos, podendo assim concentrarmos as ações onde há maior fluxo", disse.

Por Cadu Proieti e Rafael Ribeiro - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.