NOTÍCIA ANTERIOR
Corpo de Michael Jackson será levado a cerimônia de despedida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chuva espanta público no primeiro dia do 9º Festival
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2009 | Cultura
Rolling Stones reeditado e remasterizado
Algumas das pérolas mais importantes e geniais da história do rock ganharam mais brilho. A gravadora Universal acaba de colocar nas prateleiras quatro trabalhos remasterizados de uma das bandas mais importantes da história da música, os Rolling Stones.

Dentro desse pacote de reedição está previsto ainda para este ano o relançamento de outros dez álbuns do grupo britânico.

A primeira leva traz quatro discos clássicos (Universal Music, R$28 em média cada) do início da década de 1970, um dos períodos de maior inspiração musical dos Stones.

Em três deles, a banda ainda contava com o guitarrista Mick Taylor, substituído depois por Ron Wood.

O primeiro da série, Sticky Fingers, lançado originalmente em 1971, foi gravado no Alabama. Obra-prima e talvez o álbum mais importante do grupo.

A edição original ficou famosa pelo trabalho artístico de capa, trazia um zíper que abria e fechava na calça que ilustrava o disco, obra de autoria de Andy Warhol, artista que revolucionou a arte pop.

Brown Sugar, Wild Horses e Can''t You Hear Me Knocking são apenas algumas das canções presentes. A nova edição traz no encarte as fotos originais lançadas no vinil.

Na sequência vem o álbum Goats Head Soup, traduzido para o português, Sopa de Cabeças de Bode. É ilustrado no encarte por uma cabeça do animal boiando num caldeirão.

Goats Head Soup é outro trabalho importante da carreira dos Stones, lançado em 1973. Psicodélico, teve as gravações iniciadas na Jamaica. Dele faz parte a delicada Angie, balada clássica do conjunto.

É um dos álbuns mais ricos em arranjos já lançados pelo grupo. Outras preciosidades como Dancing with Mr.D., Silver Train e Can You Hear the Music também formam esse trabalho. Os arranjos musicais e pequenos detalhes ganharam força nesta edição remasterizada.

It''s Only Rock and Roll e Black and Blue também fazem parte da primeira leva de relançamentos.

O primeiro, data de 1974, dá continuidade a Goats Head Soap, mas é mais pesado que seu antecessor, tem o hit homônimo ao título, que aliás faz parte até hoje do set list do grupo.

Outro destaque do CD é a faixa Dance Little Sister, música mais agressiva do CD. Assim como Goats Head Soup, tem participação dos pianistas Billy Preston e Nicky Hopikins.

Black and Blue passeia por uma veia mais pop. Nesse trabalho os Stones já contavam com o guitarrista Ron Wood. O CD é o responsável por baladas memoráveis como Memory Hotel e Fool to Cry. Back and Blue traz ainda o hit Hot Stuff.

A riqueza de detalhes das músicas é notada facilmente em todos os álbuns. A remasterização deu mais vida às obras e, ainda assim, preservou o som original peculiar da velha bolacha de vinil.

Todos os encartes trazem as artes e fotos originais dos discos, junto também das fichas técnicas.

A gravadora promete entre os próximos lançamentos, os CDs Dirty Work, Steel Wheels, Voodoo Lounge e Bridges to Babylon.

Livro traz preciosas imagens da intimidade
Imagens da ascensão de um dos grupos britânicos que elaboraram a cartilha do rock mundial e dividiram com os Beatles a preferência de multidões de jovens nos anos 1960. Isso é o que oferece o recomendável livro Rolling Stones - O Começo (Larousse, 320 págs., R$ 180), quitute fino e saboroso para os fãs da legendária banda de Mick Jagger e Keith Richards produzido pelo fotógrafo dinamarquês Bent Rej.

Entre março de 1965 e maio de 1966 - período em que a trupe foi alçada ao panteão da música, no embalo do clássico Satisfaction - o autor teve acesso privilegiado à intimidade dos artistas. Em cerca de 300 fotografias, registrou os bastidores de shows, encontros nos camarins e viagens realizadas durante a primeira turnê européia dos Stones.

Há fotos em que os músicos, então jovens encantados com a crescente popularidade, posaram em casas que adquiriam com as primeiras boladas de dinheiro conquistadas. Recheada de textos com perfis e depoimentos, a obra tem prefácio assinado pelo baixista original do grupo, Bill Wiman. (Dojival Filho)

Por Vinícius Castelli - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.