NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá vai fazer restauração da histórica Casa dos Autonomistas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rogério expõe frustrações com PT
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/10/2015 | Cidade
Rogério Santana deve retornar nesta terça à Câmara de Mauá
De mudanças para Rede, vereador volta ao Legislativo sendo cotado para enfrentar Donisete em 2016

De saída do PT em Mauá, o ex-secretário de Serviços Urbanos Rogério Santana é aguardado nesta terça-feira (13/10) para retornar à cadeira de vereador no Legislativo. O petista, que estava licenciado devido ao cargo no primeiro escalão do governo, volta ao Parlamento em vias de se transferir para a Rede Sustentabilidade e pode ser candidato ao Executivo em 2016, colocando-se contra o plano de reeleição do agora desafeto e prefeito Donisete Braga (PT).

Considerado uma das maiores lideranças do PT mauaense, Rogério pretende deixar o partido, após ter seus planos preteridos pela terceira vez por Donisete. Em 2012, o petista, que era presidente da Câmara, sonhava em ser candidato a vice-prefeito, mas para costurar consenso com o grupo do então prefeito Oswaldo Dias (PT), as lideranças petistas decidiram designar ao posto o ex-vereador Hélcio Silva (PT), cargo que ocupou até dezembro de 2013 para assumir a cadeira de deputado federal.

No ano seguinte, Rogério queria se lançar candidato a deputado federal, mas o núcleo do governo Donisete optou por dar legenda para Hélcio disputar reeleição à Câmara dos Deputados, situação que não se concretizou no pleito de outubro de 2014. O então secretário passou a pleitear internamente no PT de Mauá mais uma vez a candidatura a vice na composição pela reeleição de Donisete, mas prefeito decidiu abrir o espaço de número dois do Paço a um partido aliado.

Rogério admite que a falta de espaço dentro da sigla foi um dos fatores que o fizeram deixar o governo, junto com a esposa Eliana Henrique da Silva, que estava no comando da Secretaria de Administração de Modernização. “É um conjunto de coisas. De fato é não enxergar espaço no PT para vislumbrar uma construção para disputar algo mais que vereador. E isso pesou no fim”, pontua.

O petista se reunirá com o presidente do Legislativo, Marcelo Oliveira (PT), para tratar da posse da cadeira de vereador, que estava até então com o suplente Dario Duarte Coelho (PT). O vereador licenciado também não esconde a pretensão de mudar para a Rede, partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva e legalizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no fim de setembro.

“Tudo indica que devo ir para a Rede mesmo. O primeiro passo foi deixar o governo e o segundo passo é nesse sentido, de mudar de partido. A gente tem trabalhado, ir na casa das pessoas que conhece, pois são 28 anos de filiação no PT e preciso ponderar e reavaliar nossas posições”, diz.

Rogério deve ser a segunda perda do PT de Mauá, após o ex-vice-prefeito Márcio Chaves migrar para o PSD. Assim como o ex-correligionário, o parlamentar licenciado é cotado para disputar o governo em 2016, reflexo da crise interna do partido entre o grupo de Donisete e outras lideranças. “Vou para ajudar na construção da Rede e a candidatura é um outro passo que iremos discutir dentro do partido”, atenua.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.