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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/03/2013 | Geral
Rodovias que ligam São Paulo ao litoral têm 34 deslizamentos
Rodovias que ligam São Paulo ao litoral têm 34 deslizamentos Queda de barreira interdita a Rio Santos entre as praias de Maresias e Boiçucanga. Foto: Victor Moriyama/Folhapress
Queda de barreira interdita a Rio Santos entre as praias de Maresias e Boiçucanga. Foto: Victor Moriyama/Folhapress
Quatro rodovias do litoral de São Paulo têm atualmente ao menos 34 pontos de desmoronamentos em seus entornos. Todos eles sob risco de novas quedas de terra.

É o que aponta um mapeamento feito pela Folha nas duas últimas semanas nas rodovias Anchieta (15 deslizamentos) e Imigrantes (5), no sentido do litoral sul, e Rio-Santos (8) e Mogi-Bertioga (6), no litoral norte paulista.

Segundo geólogos que acompanharam esse mapeamento, Anchieta, Rio-Santos e Mogi-Bertioga exigem mais cuidados, as duas últimas ficaram bloqueadas na última semana com deslizamentos.

Desses 34 pontos, ao menos 15 estão sob intervenção de máquinas e operários.

Na Mogi-Bertioga e na Rio-Santos, há rochas soltas nas encostas, que podem cair em caso de chuva forte.

Na Rio-Santos, um dos pontos atingidos continua parcialmente bloqueado, com estreitamento de pista.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) trabalha em todos os pontos de deslizamento nas rodovias administradas pelo Estado.

Já nas rodovias que ligam a Grande São Paulo ao litoral sul, a Ecovias, concessionária responsável, tenta impedir o avanço dos deslizamentos usando lonas plásticas.

Há um mês, a gerente gerente de sistemas Lilian Aparecida de Souza, 43, morreu em um deslizamento de terra no km 52 da Imigrantes.

A gerente foi atingida por um tronco e arrastada pela enxurrada ao sair do carro assim que viu o deslizamento.

Funcionários da Ecovias se revezam no trabalho no local.

Já a Anchieta, com as duas pistas utilizadas por caminhões que pagam até R$ 127 de pedágio para trafegar rumo ao porto de Santos, tem deslizamentos que lançam terra às margens das pistas.

Em alguns casos, tentativas de sinalização são feitas com cones, mas constantemente eles são encontrados tombados na estrada.

A Anchieta foi construída nos anos 40 com métodos de engenharia baseados no corte das encostas da serra do Mar, área de terreno instável.

"É nítido que o solo nos trechos de serra da Rio-Santos e da Mogi-Bertioga estão à beira de um colapso. Está tudo encharcado, e o monitoramento de deslocamento do solo precisa ser permanente."

A constatação é de Deyna Pinho, geólogo do Serviço Geológico do Brasil, órgão federal ligado ao Ministério de Minas e Energia. A mesma avaliação foi feita na Anchieta e na Imigrantes pelo geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, estudioso da serra do Mar e ex-diretor do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), vinculado ao governo paulista.

"Deslizamentos mostram que a natureza manda recado. A concessionária [Ecovias] precisa tomar medidas preventivas. Não há motivo para alarmismo, mas é preciso ter atenção", diz Santos.

Os dois geólogos acompanharam o mapeamento dos deslizamentos das rodovias a pedido da Folha, Pinho no litoral norte e Santos, no sul.

Ao analisar os trechos com deslizamento da Rio-Santos e da Mogi-Bertioga, Pinho amassou com as mãos pedaços de barro molhado para mostrar água pingando.

"Imagina a força que essa água acumulada pode exercer nessas encostas. É muito provável que isso tudo vá cair. Nesses casos, a melhor solução sempre é interromper o tráfego e fazer uma limpeza controlada das encostas."

Outro grave problema, diz Pinho, é a infiltração da água da chuva nas rochas. "Com o tempo, a água acaba lançando grandes pedaços de pedras no chão das estradas."

Ao se referir principalmente à Anchieta, Santos pensa da mesma forma. "Entre dezembro e março, período das chuvas mais fortes, não ficaria tranquilo em saber que algum parente tem de trafegar pela Anchieta."

Por André Caramante e Moacyr Lopes Júnior, Enviados Especiais ao Litoral de SP - Folha Online
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