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DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2010 | Geral
Rodoanel Sul terá dez pedágios
O trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, que corta o ABCD, terá dez praças de pedágio ao valor teto de R$ 6. A definição consta no anexo 04 do relatório sobre os trechos Sul e Leste do anel viário, que trata sobre a estrutura tarifária. A cobrança pode ser iniciada ainda em 2010, caso a licitação para escolha da empresa ou consórcio que construirá o Trecho Leste seja concluída até dezembro. A empresa escolhida por meio da licitação também receberá a concessão dos pedágios do trecho Sul.

De acordo com o artigo três do anexo, serão construídos pedágios em todas as alças de saída e também nas mudanças de trechos do Rodoanel. Entre as praças de pedágios que serão construídas estão a intersecção do trecho Sul com a ligação para a avenida Papa João 23, além do encontro do trecho Sul com a via Anchieta.

O período de exploração da concessão será de 35 anos. Ganhará a licitação a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto sobre as tarifas, que serão reajustadas anualmente pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A tarifa será unidirecional (cobrada nos dois sentidos da via).

Mais pedágios - O documento ainda prevê que, após a assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação poderá propor o reposicionamento ou redimensionamento das praças de pedágio. Ou seja, caso a concessionária acredite ser necessário, mais pedágios poderão ser construídos, o que estará sujeito à aprovação do governo do Estado de São Paulo.

E, se as obras para o trecho Leste nem começaram, pois dependem da licitação, a quantidade das praças de pedágio para a etapa já está definida: serão 11 pedágios. Um total de três pedágios para cada um dos 42,3 quilometros do trecho Leste, ao custo teto de R$ 4,50. O trecho Leste cortará duas cidades da Região: Ribeirão Pires e Mauá.

Problemas - Com seis meses de operação completados em outubro, o Trecho Sul do Rodoanel ainda apresenta problemas. Falta de sinalização em alguns trechos, iluminação deficiente, poucos retornos, ausência de postos de gasolina e guard-rail nas laterais da pista são citados por quem utiliza a estrada.

A abertura dos envelopes com a documentação necessária para a concorrência deve ser realizada pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) no dia 04/11. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes, após a abertura pode demorar até um mês para que a empresa vencedora seja anunciada, já que, caso alguma concorrente seja desclassificada, terá prazo de cinco dias úteis para apresentar recurso. No entanto, esse tempo pode ser menor, o que faria com que a operação da empresa começasse antes.

Por Júlio Gardesani - ABCD Maior
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