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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/07/2013 | Setecidades
Rodoanel realiza estudos para acesso a Ribeirão Pires
Rodoanel realiza estudos para acesso a Ribeirão Pires Quando finalizados, os estudos serão entregues à Artesp que apontará o melhor local para a construção da alça Foto: Adonis Guerra
Quando finalizados, os estudos serão entregues à Artesp que apontará o melhor local para a construção da alça Foto: Adonis Guerra
Trevo ligará a estrada dos Fernandes, em Suzano, com a estrada Sapopemba e a Índio Tibiriçá

Após quatro meses do anúncio da alça de acesso do trecho Leste do Rodoanel em Ribeirão Pires, a concessionária responsável pela construção da estrada, SPMar, desenvolve alternativas de traçado para interligar a via com a rodovia Índio Tibiriçá e as estradas Sapopemba e Fernandes, em Ribeirão e Suzano, respectivamente.

Até o momento, a concessionária já encomendou os estudos de tráfego e de sondagens, além do levantamento topográfico e aerofotogrametria (fotos aéreas) para mapeamento das áreas.

Quando finalizados, os estudos serão entregues à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que apontará o melhor local para a construção da alça entre as possibilidades levantadas.

De acordo com a Contern, empresa do consórcio SPMar, atualmente a concessionária estuda três alternativas de rotas. A expectativa é que a obra do acesso custe entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões, e que as intervenções fiquem prontas até março de 2014, prazo estipulado como final para as obras do trecho Leste.

PROJETO ORIGINAL

Até março deste ano, a alça de acesso em Ribeirão não integrava o projeto original do trecho Leste, apesar de a maior parte do viário (14,5 dos 43,5 km) passar pelo município. A via é classificada como uma rodovia fechada, com o menor número de acessos justamente para ajudar na fluidez do tráfego. Porém, após insistir, a Prefeitura de Ribeirão conseguiu convencer o Estado a criar mais um acesso. A expectativa é que a alça no ABCD beneficie as indústrias de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá.

Os outros acessos do trecho Leste estão em Suzano, na rodovia SP 066, em Itaquaquecetuba, pela rodovia Ayrton Senna, e em Guarulhos na divisa com Arujá, pela rodovia Presidente Dutra.

Túnel Santa Luzia deverá ficar pronto em setembro

No começo de março, a última boca do túnel Santa Luzia foi aberta após um ano de obras. Foram perfurados 1.080 metros, comprimento do túnel, que terá duas pistas e três faixas de rolagem. O trecho passa por obras de finalização e tem previsão de conclusão para setembro deste ano.

O trabalho de aplicação do revestimento asfáltico das pistas foi iniciado em junho. No Trecho Leste está prevista a utilização de 220 mil toneladas de asfalto, 500 vezes mais que o empregado na construção do autódromo de Interlagos. Esse material foi produzido com a brita obtida durante a escavação do túnel Santa Luzia, medida que, de acordo com a SPMar, evitou a necessidade de uso do chamado bota-fora, e, consequentemente, mais de 17 mil viagens de caminhões entre os municípios.

O Trecho Leste se tornará a principal ligação entre o Porto de Santos e o Aeroporto de Guarulhos. Com 43,5 km de extensão, ligará Mauá a Arujá, passando por Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires e Suzano.

Com um investimento de R$ 3,2 bilhões, a estrada terá 128 obras como pontes e viadutos.

A expectativa é que passem a circular diariamente 48 mil veículos. As obras começaram em agosto de 2011.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
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