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DATA DA PUBLICAÇÃO 22/02/2010 | Cidade
Rodoanel poderá trazer caos ao trânsito
Falta pouco mais de um mês para que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), inaugure o trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, que passa pelo ABCD. No entanto, as obras de extensão da avenida Papa João 23, em Mauá, e sua interligação com a avenida Jacu-Pêssego, na zona Leste da Capital, que dariam vazão ao tráfego de veículos, serão inauguradas apenas em setembro. Esse prazo de cinco meses entre as duas inaugurações trará caos ao trânsito da Região, em especial para Mauá e Santo André, de acordo com o especialista Kurt Amann, professor de engenharia civil da FEI.

De acordo com o engenheiro, sem as obras complementares os motoristas que trafegarem pelo trecho Sul, na altura do ABCD, terão que usar vias alternativas que não comportam o trânsito de carga pesada e já operam no limite, como a avenida dos Estados e Alberto Soares Sampaio, para chegarem à zona Leste da Capital. “Nos primeiros meses de funcionamento do Rodoanel, o motorista desavisado irá cair num tráfego que já é confuso em Mauá. Sem dúvida haverá enormes filas de carros, e pior, de caminhões. Depois, acredito que os motoristas irão optar por outros caminhos, e esse trecho do Rodoanel (via Anchieta até Mauá) ficará subtilizado.”

O professor colocou situações hipotéticas para explicar a afirmação: “Quem vier do Interior em direção ao Rio de Janeiro, por exemplo, e quiser fazer isso pela Presidente Dutra, terá de passar pela avenida dos Estados e avenida Aricanduva e encontrará o trânsito muito carregado. O motorista que vier de regiões mais próximas, como as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, não irá se interessar em cortar um terço de Mauá para chegar até a outra parte do Rodoanel. Não vale a pena.”

O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, afirmou que já negocia com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário) para que as saídas do trecho Sul na Região sejam sinalizadas e indiquem caminhos alternativos à Papa João 23, diminuindo assim o tráfego no local. “O que nos foi passado pela Dersa é que o conjunto de obras que compreendem o trecho Sul seria inaugurado ao mesmo tempo. Estamos preocupados com o que pode acontecer no trânsito da cidade sem as obras complementares. Por isso, nos adiantamos em propor projetos como o alargamento da avenida Rosa Kasinsk, e mais projetos serão propostos, inclusive por meio de compensação do trecho Leste.”

Santos disse também que a discussão para que o Rodoanel não interfira de modo negativo no trânsito das outras cidades do ABCD já foi levada ao Consórcio Intermunicipal, e que governo do Estado terá de criar ações mitigatórias.

Desde que as obras na Papa João 23 começaram, o faturamento na concessionária de veículos do empresário Paulo Augusto de Antonio teve queda entre 60% e 70%. A principal causa, de acordo com Antonio, foi a falta de acesso ao local. “Quem é de Mauá sabe como chegar aqui sem passar pela Papa João 23, mas quem vem de Santo André não acha o caminho”, explicou.

O empresário contou que se reuniu com engenheiros da obra e a própria Dersa, mas não teve retorno. “Quem liberou a sinalização do caminho alternativo foi o Renato (Moreira, secretário de Mobilidade Urbana de Mauá). Esperamos que a obra acabe logo e que as vendas voltem a engrenar.”

Campanha apressa inauguração - Um projeto de lei, que tramita na Câmara de Mauá, quer restringir o tráfego de caminhões e carretas na cidade, estabelecendo regras para utilização da malha viária, como horários específicos e peso. A lei é o “Plano B” das autoridades de Mauá, que tentam dialogar com o Dersa. O projeto deve entrar na pauta de votação na terça-feira (23/02).

O vereador Paulo Suares (PT), autor do projeto, encaminhou oficio para a companhia há cerca de 20 dias questionando os problemas que a inauguração incompleta acarretaria à cidade, mas não teve resposta.

A inauguração precoce do trecho Sul do Rodoanel é encarada por Suares como um ato eleitoreiro do governador José Serra (PSDB). O vereador destaca que a data da inauguração, 27 de março, é quase o limite para que o tucano participe de eventos públicos caso seja candidato à Presidência da República. Em abril, Serra já deve estar distante da publicidade do governo do Estado, senão poderá ser punido pela lei eleitoral.

As obras complementares ao trecho Sul do Rodoanel foram propostas pela Dersa em reunião realizada com empresários em setembro de 2009 no Consórcio Intermunicipal. Reparos na avenida Papa João 23 e o recapeamento da estrada do Guaraciaba, que liga Mauá a Santo André, foram prometidas. (Gustavo Pinchiaro).

Por Carol Scorse e Gustavo Pinchiaro - ABCD Maior
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