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DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2011 | Setecidades
Rodoanel completa um ano sob luz de geradores
Há exatamente um ano em operação, o trecho Sul do Rodoanel, que passa na Região por São Bernardo, Santo André e Mauá, continua a ser iluminado por geradores de energia movidos a óleo diesel. Assim que inaugurado (1º de abril de 2010), o prazo anunciado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela obra e pela operação na época, era de três meses para que a via estivesse totalmente iluminada. Agora sob o comando da concessionária SPMAR, R$ 2,5 milhões já foram gastos com o aluguel dos geradores.

O problema de energia se estende ao prolongamento da avenida Jacu-Pêssego e Papa João 23, em Mauá. Além dos problemas com iluminação, o trecho Sul é considerado inseguro pelos motoristas, levando em conta o fato de que o sinal de celulares e rádios é escasso e também a falta de postos de gasolina no anel viário.

De acordo com a SPMAR, mesmo com a rodovia já sob administração do consórcio, o acordo para que os postes fossem instalados foi feito com a Dersa, e é a companhia que deve cobrar a Eletropaulo para que o serviço seja finalizado. Só para abastecer a Jacu-Pêssego são usados dois geradores. A Dersa afirmou que entrará na Justiça para pedir ressarcimento à Eletropaulo pelos gastos com os geradores e ressaltou que a Eletropaulo deveria ter entregado as ligações elétricas necessárias no último dia 16.

Em nota, a Eletropaulo informou que a instalação de energia no trecho está sendo feita parcialmente, dentro de um cronograma prefixado com a Secretaria de Transportes do Estado, e culpa o próprio Estado pelo atraso.

A nota da Eletropaulo diz que “tudo que estava programado para o mês de março foi realizado dentro do prazo acordado. Em relação à situação atual da obra, a AES Eletropaulo aguarda que a Dersa resolva suas pendências de natureza burocrática e de engenharia para concluir os serviços”.

O trecho Sul do Rodoanel recebe em torno de 44 mil veículos por dia, sendo 60% desse total composto por veículos pesados. O consórcio SPMAR assumiu o trecho Sul em 10 de março deste ano, e tem até 180 dias para revitalizar a rodovia (sinalização, pavimentação, poda e instalação de telefones de emergência).

De acordo com o diretor executivo da SPMAR, Marcelo de Afonseca, a ideia é antecipar esse cronograma e finalizar as obras em julho, época em que o grupo Bertin, proprietários da SPMAR, quer iniciar a cobrança do pedágio. Apenas neste ano, a previsão é de arrecadação de R$ 40 milhões nas praças de pedágio do trecho Sul.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
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