NOTÍCIA ANTERIOR
Alcance de tecnologias no Brasil é limitado, diz ONU
PRÓXIMA NOTÍCIA
Consumidor ainda paga caro por robôs
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2009 | Tecnologia
Robotec traz avanços da tecnologia para Curitiba
A Robotec Fair 2009 (www.robotecfair.com.br), que ocorreu a partir de quarta-feira (21) em Curitiba, reuniu empresas para mostrar avanços na robótica em áreas como industrial, automotiva, telecomunicações e entretenimento.

A organização estima que 50 mil pessoas passariam pelo pavilhão de exposições do parque Barigui até domingo (25), quando as atividades serão encerradas.

A presença de robôs humanoides como o Actroide e o Nao está entre os destaques do evento.

Outro ponto importante é a sequência de oficinas e palestras organizadas por professores de instituições brasileiras como ITA e Unesp.

A programação concentra-se em temas como as competições de robôs, a produção de robôs de baixo custo e o uso da tecnologia robótica na educação.

Segundo Mahoko Kasuya, da organização do evento, uma das metas da feira é fazer com que os empresários se atentem ao que ocorre nas universidades e queiram investir em algum projeto.

Os interessados em visitar o local pagam R$ 12 (ingresso inteiro) para entrar no pavilhão, que fica aberto das 10h às 22h. O evento é voltado a estudantes (alunos de quinta a oitava séries de escolas públicas têm entrada gratuita), empresários e interessados na área.

Os humanoides

O Actroide, da Kokoro, uma divisão da Sanrio, é uma das presenças de destaque da feira. O robô, que tem versões em forma de jovens mulheres orientais desde sua primeira exibição, é capaz de imitar funções humanas como o piscar de olhos, a fala e a respiração.

Na feira, ele é mostrado com um sistema de reconhecimento de voz, para que possa interagir com os visitantes. Veja um vídeo com o Actroide trabalhando como recepcionista em bit.ly/roborecepcionista.

O Actroide tem a companhia de Nao, outro robô do tipo humanoide. Ele mede 55 centímetros de altura e tem sistema de reconhecimento de voz, câmera de vídeo e mãos capazes de manipular objetos.

Quem visitar a feira também pode ver o Robocar, um robô que vira carro, e outras máquinas do tipo humanoide, como o Afuro, o Tokotokomaru e o KHR.

ROBOTEC FAIR 2009

Entre 21 e 25 de outubro, das 10h às 22h, no pavilhão de exposições do parque Barigui de Curitiba; ingresso inteiro sai por R$ 12

Por Amanda Demetrio - Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.