NOTÍCIA ANTERIOR
Produção de veículos no Brasil cai 28,9% em fevereiro ante 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Honda HR-V custará entre R$ 69,9 mil e R$ 88,7 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/03/2015 | Veículos
Rival do Up! na Europa, GM Karl é menor que Celta, e superequipado
 Rival do Up! na Europa, GM Karl é menor que Celta, e superequipado Opel Karl (Foto: André Paixão / G1)
Opel Karl (Foto: André Paixão / G1)
Compacto chegou a ser especulado como sucessor do hatch no Brasil.

Com motor 3 cilindros, ele será vendido a partir de 9.500 euros por lá.


A Opel, subsidiária alemã da GM apresentou no Salão de Genebra seu novo compacto, chamado de Karl. O modelo, que na Inglaterra será vendido como Vauhxall Viva, será o veículo de entrada das marcas no continente europeu.

Quando foi revelado, apenas por fotos, no fim do ano passado, chegou a ser especulado que ele poderia basear o sucessor do Celta no Brasil. A montadora não confirma nem que o hatch será aposentado: "O meu trabalho neste ano ainda será vender muitos Celta e Classic”, disse o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, ao G1, durante o Salão de Detroit, em janeiro passado.

Compacto mesmo
O que pesa contra o compacto é que ele tem 3,68 m de comprimento, 8 cm a mais do que o Volkswagen Up, mas 12 cm mais curto do que o próprio Celta. O entre-eixos, de 2,39 m, também fica aquém do atual compacto da GM no Brasil, que tem 2,44 m.

Outra questão é que, apesar de pequeno, o Karl passa bem longe de um popular "peladão". Partindo de 9.500 euros (o equivalente a R$ 31 mil, na cotação da última terça, 4) na Alemanha, terá uma série de tecnologias incomuns em veículos mais baratos, mesmo na Europa.

Será possível equipá-lo com itens como aquecimento dos bancos e do volante, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alerta de mudança de faixa, piloto automático e teto solar elétrico.

Naquele país, o Up! parte de 9.975 euros (cerca de R$ 33 mil).

Sob o capô, mais novidade: um novo motor 1.0 de 3 cilindros, da família Ecotec, que rende até 76 cavalos. Com ele, a GM adere à "onda" do 3 cilindros, que já havia puxado o Up!

Na construção e no acabamento, é possível notar que há esmero na montagem do carro. Os materiais são comuns a outros veículos do grupo no mundo, e a cabine chega até a lembrar a da família GM do Brasil, como o Onix.

E o Brasil?
A GM já afirmou que a marca pretende lançar um modelo abaixo dos R$ 30 mil no país, e que este modelo seria global. Mas nada mais foi dito pela montadora.

A própria fabricante aponta a questão de tamanho como importante para o mercado brasileiro, o que poderia reduzir as chances de esse compacto ser o Karl.

"Ainda não achamos a fórmula certa para ter tamanho design, conforto e custo”, afirmou Chamorro em outubro passado, durante o Salão de São Paulo.

Nos últimos anos, a marca renovou praticamente todo o seu portfólio no Brasil: entre os automóveis, apenas Celta e Classic, os mais baratos, são da "velha guarda".

Questionadas no Salão, tanto a Opel, como a Chevrolet disseram que não sabem se o modelo será produzido em outros países.

O Karl começa a ser entregue na Europa no fim do primeiro semestre. De acordo com a Opel, já há 15 mil unidades encomendadas.

Por André Paixão Do G1, em Genebra (Suíça) - O jornalista viajou a convite da Honda
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.